SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Compras públicas são alternativas para abertura de mercados

Interessados nesta aproximação devem ficar atentos aos requisitos para participação em licitações

clique para ampliarclique para ampliarPotenciais fornecedores devem conhecer mais sobre o funcionamento das compras públicas (Foto: Freeimages)

Em tempos de crise, um dos desafios do setor industrial é criar novas frentes para a venda de seus produtos. O cenário de retração nas demandas de clientes e na produtividade pode se transformar em oportunidade quando a indústria enxerga outros potenciais compradores. Entre as alternativas para abertura de mercado estão as compras públicas.

A aproximação entre fornecedores, principalmente micro e pequenas indústrias, e prefeituras e empresas públicas pode ocorrer de diferentes formas, como no caso do Programa Compra Paraná, promovido pelo Sebrae. “O programa apresenta a oportunidade das compras públicas como um canal a mais de comercialização para o empresário”, explica o coordenador de ambiente de negócios do Sebrae/PR - regional leste, Vinícius Milani.

O Programa Compra Paraná contempla capacitações tanto para potenciais fornecedores quanto para os compradores do setor público, com o objetivo de mostrar as especificidades de negócios nesta área. “Os fornecedores recebem informações sobre documentação, processos, estruturas necessárias e procedimentos em licitações, enquanto prefeituras e empresas públicas são sensibilizadas para o tratamento diferenciado que a Lei das Micro e Pequenas Empresas estabelece”, afirma Milani. Exemplo disto está na exclusividade para empresas destes portes em licitações de até R$ 80 mil.

Um levantamento do Sebrae aponta que, de 100% das compras de um município, 30% vêm de micro e pequenas empresas. No entanto, apenas os fornecedores locais são responsáveis por apenas 15% do volume total de aquisições.

O cronograma de capacitações pode ser consultado no Sebrae ou na Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresários do Estado do Paraná -, uma das parceiras do programa ao lado do Sistema Fecomércio (confira abaixo algumas datas das capacitações que serão realizadas até novembro).

Além disto, o Programa Compra Paraná promove encontros de negócios para a aproximação dos dois públicos. Em formato de uma feira, os compradores recebem os fornecedores inscritos para conversar sobre especificidades e oportunidades em curto, médio e longo prazos. Estes encontros estão abertos para os interessados em geral, independentemente de terem participado ou não das capacitações previstas no programa, e podem se transformar em uma porta de entrada para um relacionamento concreto com o poder público.

As inscrições devem ser feitas junto ao Sebrae/PR pelo telefone 0800-570-0800.

Valorização dos pequenos negócios

A importância dos micro e pequenos negócios é um dos focos de um outro movimento, lançado em agosto em todo o país, para encorajar a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas destes portes. A ação - chamada de Compre do Pequeno Negócio - é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos para estimular a economia brasileira.

As micro e pequenas empresas representam mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada. “Os pequenos negócios ‘seguram’ o Brasil nos momentos de dificuldade e o grande aprendizado que os empreendedores paranaenses dão à sociedade é sempre enxergar com otimismo as oportunidades”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O ponto alto do Movimento Compre do Pequeno Negócio ocorrerá em 05 de Outubro, em referência ao Dia da Micro e Pequena Empresa, data que marca o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa em 1999.

O movimento prevê no Paraná ações de atendimento individual, de revitalização do comércio e de compras públicas. Serão atendimentos online, orientações em tendas, oficinas, palestras, cursos, encontros de negócios, seminários, consultorias, distribuição de kits com orientações sobre vendas, totalizando mais de 300 eventos e cinco mil consultorias, com foco em inovação, marketing, mídias digitais e finanças.

Mais informações sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio podem ser obtidas no site www.compredopequeno.com.br.

Capacitações

Confira as capacitações já confirmadas para fornecedores, ou seja, indústrias interessadas em compras públicas:

Curitiba - 28 e 29 de setembro

Araucária - 19 e 20 de outubro

Londrina - 26 a 28 de outubro

Arapongas - 03 a 05 de novembro

Faxinal - 16 a 18 de novembro

Ivaiporã - 09 a 11 de novembro

Arapongas - 26 a 28 de novembro

Enfrentar a crise pode se transformar em um "quebra-cabeças"Contabilidade deve ser encarada como uma ferramenta de gestão