Av. Cândido de Abreu, 526, Cj 302, Torre B
80.530-905 - Curitiba/PR
(41) 3253-0998
Em tempos de crise, um dos desafios do setor industrial é criar novas frentes para a venda de seus produtos. O cenário de retração nas demandas de clientes e na produtividade pode se transformar em oportunidade quando a indústria enxerga outros potenciais compradores. Entre as alternativas para abertura de mercado estão as compras públicas.
A aproximação entre fornecedores, principalmente micro e pequenas indústrias, e prefeituras e empresas públicas pode ocorrer de diferentes formas, como no caso do Programa Compra Paraná, promovido pelo Sebrae. “O programa apresenta a oportunidade das compras públicas como um canal a mais de comercialização para o empresário”, explica o coordenador de ambiente de negócios do Sebrae/PR - regional leste, Vinícius Milani.
O Programa Compra Paraná contempla capacitações tanto para potenciais fornecedores quanto para os compradores do setor público, com o objetivo de mostrar as especificidades de negócios nesta área. “Os fornecedores recebem informações sobre documentação, processos, estruturas necessárias e procedimentos em licitações, enquanto prefeituras e empresas públicas são sensibilizadas para o tratamento diferenciado que a Lei das Micro e Pequenas Empresas estabelece”, afirma Milani. Exemplo disto está na exclusividade para empresas destes portes em licitações de até R$ 80 mil.
Um levantamento do Sebrae aponta que, de 100% das compras de um município, 30% vêm de micro e pequenas empresas. No entanto, apenas os fornecedores locais são responsáveis por apenas 15% do volume total de aquisições.
O cronograma de capacitações pode ser consultado no Sebrae ou na Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresários do Estado do Paraná -, uma das parceiras do programa ao lado do Sistema Fecomércio (confira abaixo algumas datas das capacitações que serão realizadas até novembro).
Além disto, o Programa Compra Paraná promove encontros de negócios para a aproximação dos dois públicos. Em formato de uma feira, os compradores recebem os fornecedores inscritos para conversar sobre especificidades e oportunidades em curto, médio e longo prazos. Estes encontros estão abertos para os interessados em geral, independentemente de terem participado ou não das capacitações previstas no programa, e podem se transformar em uma porta de entrada para um relacionamento concreto com o poder público.
As inscrições devem ser feitas junto ao Sebrae/PR pelo telefone 0800-570-0800.
Valorização dos pequenos negócios
A importância dos micro e pequenos negócios é um dos focos de um outro movimento, lançado em agosto em todo o país, para encorajar a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas destes portes. A ação - chamada de Compre do Pequeno Negócio - é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos para estimular a economia brasileira.
As micro e pequenas empresas representam mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada. “Os pequenos negócios ‘seguram’ o Brasil nos momentos de dificuldade e o grande aprendizado que os empreendedores paranaenses dão à sociedade é sempre enxergar com otimismo as oportunidades”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
O ponto alto do Movimento Compre do Pequeno Negócio ocorrerá em 05 de Outubro, em referência ao Dia da Micro e Pequena Empresa, data que marca o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa em 1999.
O movimento prevê no Paraná ações de atendimento individual, de revitalização do comércio e de compras públicas. Serão atendimentos online, orientações em tendas, oficinas, palestras, cursos, encontros de negócios, seminários, consultorias, distribuição de kits com orientações sobre vendas, totalizando mais de 300 eventos e cinco mil consultorias, com foco em inovação, marketing, mídias digitais e finanças.
Mais informações sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio podem ser obtidas no site www.compredopequeno.com.br.
Capacitações
Confira as capacitações já confirmadas para fornecedores, ou seja, indústrias interessadas em compras públicas:
Curitiba - 28 e 29 de setembro
Araucária - 19 e 20 de outubro
Londrina - 26 a 28 de outubro
Arapongas - 03 a 05 de novembro
Faxinal - 16 a 18 de novembro
Ivaiporã - 09 a 11 de novembro
Arapongas - 26 a 28 de novembro