Av. Cândido de Abreu, 526, Cj 302, Torre B
80.530-905 - Curitiba/PR
(41) 3253-0998
O Conselho de Relações do Trabalho da Fiep está realizando um estudo sobre o impacto das propostas de alteração dos anexos III (calor) e VIII (vibração) na Norma Reguladora 15 (NR-15) e o que isto pode afetar o setor industrial paranaense. As mudanças ainda não estão definidas e passam pelo período de consulta pública. Por isto, os empresários devem ficar atentos e fazer sugestões para que não haja distorções que prejudiquem o segmento.
O Ministério do Trabalho está revisando estes anexos, que estão relacionados com a insalubridade no ambiente de trabalho, alegando que levou em consideração as demandas sociais e a própria necessidade de atualização do texto.
As discussões sobre os limites de tolerância para a exposição ao calor e à vibração estão sendo acompanhadas pela Fiep. As mudanças devem atingir, principalmente, os setores de metalurgia e siderurgia, entre outros, como panificação, construção civil, moveleira, madeireira e sucroalcooleira.
Se o texto proposto pelo Ministério do Trabalho for aprovado, as novas medidas devem impactar financeiramente as empresas dos setores afetados, inclusive com consequências nas folhas de pagamento das indústrias. Ainda há muitas dúvidas sobre as alterações que estão sendo propostas. Por isto, os industriais devem ficar atentos e acompanhar de perto quais mudanças podem afetar os seus processos de produção.
As alterações podem ser consultadas nesta página.