SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Setor aguarda informações sobre início das obras da Klabin em Ortigueira

Investimentos da empresa alcançam R$ 7 bilhões no empreendimento, sendo a maior obra dos últimos anos no Paraná

clique para ampliar>clique para ampliarKlabin é considerada a maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil (Foto: Reprodução)

O setor de engenharia de montagem e manutenção industrial aguarda a definição sobre o início das obras da nova unidade da Klabin, que será construída no município de Ortigueira. O empreendimento deve movimentar as empresas do setor para atender às demandas da Klabin. “Esta será a maior obra realizada no Paraná nos últimos anos. Por isto esta importância e a expectativa de todo o setor. Haverá a união de esforços de diferentes empresas durante as obras da nova unidade”, explica o presidente do Sindemon-PR, Jair José de Souza.

O Conselho de Administração da Klabin anunciou, neste ano, a construção da nova fábrica, com investimentos de cerca de R$ 7 bilhões. O governo do Paraná informou que esta obra receberá o maior investimento privado da história do Estado. A unidade em Ortigueira terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, com a geração de 1,4 mil postos de trabalho para a operação da fábrica e outros 8,5 mil empregos diretos e indiretos durante as obras. A unidade deve começar a funcionar em 2015.

Além disto, a Klabin investe na modernização da unidade de Telêmaco Borba, o maior complexo para fabricação de papel e celulose da América do Sul. A empresa está aplicando R$ 230 milhões em infraestrutura, visando o aumento da capacidade de produção e melhora na competitividade. O processo de modernização está em andamento e deve ser finalizado em 2014.

Feira de papel e celulose reúne expositores e visitantes do setor de montagem e manutenção industrialMatrículas para o Colégio Sesi serão abertas em novembro