SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Empresa filiada ao Sindemon capacita mão de obra no litoral

Techint, em parceria com o Senai, promove cursos para preencher vagas criadas pela empresa e contribui para o desenvolvimento da região litorânea

A empresa Techint Engenharia e Construção, filiada ao Sindemon, firmou parceria com as prefeituras do litoral paranaense e o Senai para realizar cursos de capacitação abertos à população e aumentar as chances de colocação no mercado de trabalho. Ao todo, 127 alunos participaram dos cursos iniciados em novembro de 2011.

Tal união aconteceu devido à procura de mão de obra qualificada na região para preenchimento de vagas do projeto de construção de duas plataformas petrolíferas modelo WHP para a empresa OSX. "Investir em mão de obra na região é auxiliar no desenvolvimento do Estado e da própria empresa. É como uma corrente, onde um benefício puxa o outro", comenta o presidente do Sindemon, Jair José de Souza.

A Techint, localizada em Pontal do Sul, deve gerar mais de três mil empregos diretos nos próximos três anos na região litorânea, incluindo Matinhos, Paranaguá, Antonina, Praia de Leste e Pontal do Sul. Na primeira fase da parceria, foram oferecidos cursos de solda e caldeiraria. Nos meses de fevereiro e maio deste ano, foram entregues os diplomas das primeiras turmas de soldador e aperfeiçoamento em processos de soldagem de tubulações.

Dados - Em abril deste ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que a falta de mão de obra qualificada afeta 69% das empresas do Brasil. Os ramos de engenharia e construção civil são os mais afetados de acordo com uma pesquisa realizada com 721 empresas. Para mais da metade, 52%, a má qualidade de formação e falta de certificação é uma das principais dificuldades para contratar novos funcionários.

Presidente do Sindemon apresenta demandas da entidadeSindemon realiza quarta reunião para definir CCT