SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Câmara de Petróleo e Gás da Fiep lança cartilha "ABC do Pré-sal"

Publicação serve como guia para orientar empresas paranaenses sobre oportunidades no setor petrolífero

A Câmara Temática de Petróleo e Gás da Fiep lançou um guia para orientar as empresas paranaenses que queiram aproveitar oportunidades no setor petrolífero. A cartilha "ABC do Pré-sal" traz uma série de informações sobre as possibilidades de negócios que serão abertas nessa área nos próximos anos e detalha para as indústrias dados sobre a qualificação necessária para que atendam aos requisitos e especificidades da cadeia produtiva.

O lançamento oficial da cartilha ocorreu em Londrina durante o seminário "O Pré-sal: Mobilização da Cadeia de Fornecedores", que teve o apoio da Fiep. "A cartilha é um manual para o empresário, onde procuramos mostrar, de maneira simplificada, tudo que diz respeito ao pré-sal", afirma o coordenador da Câmara, o economista Jean Carlos Alberini. "Queremos desmistificar essa questão, mostrando que todas as empresas, das mais variadas áreas, podem se tornar fornecedoras da cadeia de petróleo e gás", acrescenta.

Alberini explica que a necessidade de elaboração de uma cartilha informativa sobre o pré-sal foi identificada por um dos grupos de trabalho da Câmara, que discutiu a questão da qualificação e capacitação de fornecedores. Além de apresentar os investimentos que serão feitos para viabilizar a exploração do pré-sal - que só no caso da Petrobras totalizam US$ 224 bilhões até 2014 -, a publicação mostra os critérios utilizados pela estatal para escolha de seus fornecedores e orienta as empresas sobre adequação a esses requisitos.

Segundo o coordenador da Câmara, a cartilha será distribuída em todas as regiões do Paraná. A intenção é realizar eventos nas principais cidades-polo, em que será oferecida uma espécie de minicapacitação às empresas locais. "Queremos levar essas informações a todos os pontos do Estado, já que a possibilidade de fornecimento para a cadeia de petróleo e gás independe da localização geográfica da empresa", diz Alberini.

Criada em dezembro de 2009, a Câmara Temática de Petróleo e Gás da Fiep é um fórum de discussão e disseminação de informações estratégicas para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no Paraná. Até hoje, o grupo já realizou 15 reuniões, em que mobilizou empresas interessadas em fornecer para o setor, apresentou cases de indústrias que já atuam na área e discutiu políticas e estratégias para que o Estado seja inserido nos investimentos do pré-sal.

Informações sobre a cartilha "ABC do Pré-sal" podem ser obtidas na central de atendimento do Senai Empresas, pelo telefone 0800 643 7475. Mais detalhes sobre a Câmara de Petróleo e Gás pelo telefone (41) 3901-1888 ou pelo e-mail desenvolvimento@fiepr.org.br.

COMENT�RIOS

CARLOS FERNANDO PRIESS - Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015 - 14:25:58 - ITAJAI/SC

Na condição de Diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajaí - SC, SOLICITO A GENTILEZA DE NOS ENVIAR A CARTILHA "ABC do Pré-sal"

Kits escolares devem ser distribuídos em novembroCâmara aprova incentivos à indústria para estimular exportações