SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




É possível inovar sendo simples

Top Innovation, evento realizado pela Fiep, apontou caminhos para empresas que desejam acompanhar o novo comportamento do mercado

A Top Innovation (III Feira de Gestão da Inovação), promovida pela Fiep em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atraiu atenção de empresários que tiveram contato com produtos e serviços diferenciados. O grande destaque do evento foram as palestras. Durante os 21 e 22 de setembro, o Cietep recebeu personalidades e especialistas em diversas áreas ligadas à inovação.

A Top Innovation 2011 teve como foco identificar as necessidades no desenvolvimento das chamadas "tecnologias da nova geração", além de propiciar rodada de negócios, troca de experiências e discussão sobre mercados ligados à gestão da inovação. Estimulando empresas e instituições no processo de "global sourcing", a feira envolveu todos os atores do setor industrial, proporcionando aproximação entre âncoras e potenciais fornecedores.

Entre as palestras mais prestigiadas, destaque para a de Marcelo Tas, comunicador e comandante do programa CQC. Ele avisou que entrar na área digital não é opção e disse que as empresas devem se moldar ao cenário. "Não acredito que, para os empresários, o planejamento de longo prazo seja algo muito bom. Acho importante o planejamento ser flexível para ter mudanças ao longo do percurso."

O jornalista também ressaltou a importância de perder o medo de errar e utilizar a rede como fonte de pesquisa. Ele aconselhou ainda que as empresas reúnam condições para monitorar e dar suporte ao explorar as mídias sociais.

Já Alexandre Tadeu Costa, presidente da empresa Cacau Show, procurou desmistificar a ideia de que inovação é algo mirabolante. "Através de pequenas coisas, pode-se fazer um negócio diferente, não precisa ser um gênio", afirma. A Cacau Show tem cinco fábricas de chocolate, 1.100 colaboradores, mais de mil lojas franqueadas em todos os Estados brasileiros. Entre 2003 e 2010, seu faturamento aumentou 19 vezes.

Outra palestra que despertou interesse do público foi a de João Itaqui, diretor comercial da Google Enterprise no Brasil. "Inovação na Google é uma questão de sobrevivência", revelou. Segundo ele, esse é um momento único e curioso na história da tecnologia. Se antes as empresas, indústrias e organizações eram consideradas polos de inovação, hoje o público consumidor também assumiu esse papel. Para o executivo, o consumidor final está mais atento, veloz e exige a inovação.

O lado comercial do evento não ficou esquecido. Foram realizadas rodadas de negócios com 22 empresas-âncora de 100 fornecedores de todo Brasil. A feira atraiu 40 expositores.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Desaceleração econômica e inflação preocupam empresáriosDilma sanciona sem veto lei que prevê aviso prévio de até 90 dias