SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Indústria paranaense cresce no 1º semestre

Estudo da Fiep aponta expansão em relação a 2010 e desaceleração nos primeiros meses do ano

O desempenho da indústria paranaense nos primeiros seis meses do ano apresentou alta de 8,42% na comparação com o mesmo período de 2010. Apesar do saldo positivo em relação ao ano passado, o estudo mostra uma desaceleração gradual no crescimento de janeiro para junho de 2011. Os únicos setores que mantém o ritmo de alta são de veículos automotores e produtos de metal.

Os primeiros seis meses deste ano mostram a atividade industrial paranaense bem acima da registrada tradicionalmente neste período em anos anteriores: as vendas industriais (+8,42%), as compras de insumos (+7,33%) e o emprego (+4,99%) estão em níveis recordes para um primeiro semestre na série histórica iniciada em 1986.

O desaquecimento aparece quando os dados comparados se referem aos seis primeiros meses do ano. Quando comparado com maio deste ano, o resultado de junho apresentou queda de -2,92%. Segundo relatório divulgado pelo departamento econômico da Fiep, houve queda nas vendas em 16 dos 18 gêneros pesquisados. Os únicos setores da indústria que tiveram performance positiva foram veículos automotores (+15,12%), que apresentou bom resultado em decorrência da base deprimida de maio (greve nas montadoras), e produtos de metal (+4,28%) cuja alta está ligada às novas encomendas para  o setor.

A tendência paranaense acompanha a evolução da economia brasileira que cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 sobre os três primeiros meses deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Olhando todas as taxas, a gente vê que houve uma desaceleração do crescimento. Continuamos crescendo, porém mais devagar", disse Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. "O setor agropecuário e a indústria puxaram o PIB para baixo, desacelerando em relação ao primeiro trimestre."

Veja o estudo da Fiep na íntegra

Outro indicador que demonstram o melhor momento do segmento de Produtos de Metal é o de compras de insumos. O setor aumentou o volume de compras em 5,89% na comparação de junho com maio. Mas outros números demonstram que mesmo este segmento também passa por período de desaceleração. O nível de emprego total na metalurgia básica caiu 2,19% na relação junho e maio e, no setor de produtos de metal, a queda foi de 1,88%.

Mesmo nos setores com destaque positivo, a percentagem de utilização de capacidade instalada (média das horas trabalhadas por funcionário no mês e os salários líquidos médios) no Paraná mostraram baixas na relação mês a mês neste ano. O segmento de produtos de metal registrou queda 1,46% na comparação de junho e maio. No setor de metalurgia básica o número foi ainda mais expressivo, -10,2%.

Sindemon promove palestra sobre relações e negociações trabalhistasEmpresas podem aproveitar a força das mídias sociais