SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Sindemcap recebe orientações sobre cursos do Senai

Empresas associadas podem acessar serviços para capacitação de funcionários

clique para ampliar>clique para ampliarEquipe do Senai apresentou opções para cursos de qualificação de mão de obra durante reunião na sede do Sindemcap (Foto: Joyce Carvalho)

A falta de qualificação de mão de obra é um dos desafios das empresas do setor, que vêm encontrando dificuldades em encontrar profissionais aptos para desempenhar diferentes funções. O presidente do Sindemcap, Josemar Guarise, comentou sobre o problema durante o Fórum Setorial da Indústria de Minerais Não Metálicos, em outubro. Depois disto, uma reunião com representantes do Senai foi realizada na sede do Sindemcap, em novembro, para expor as opções existentes hoje para a capacitação de mão de obra.

As empresas associadas podem procurar o sindicato e o próprio Senai (unidade Rio Branco do Sul) para obter mais informações sobre as ofertas. Entre elas está o curso de aperfeiçoamento para operação de máquinas pesadas. Esta modalidade pode ser acessada a qualquer momento e promovida dentro da própria empresa, com no mínimo dois funcionários por turma. Os associados podem obter descontos no pagamento pelo curso.

Outro caminho para os empresários interessados é a disponibilidade de vagas remanescentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), promovido pelo governo federal. Diferentes instituições, incluindo o Senai, estão incluídos no programa. É necessário fazer uma pré-inscrição e, quando a vaga fica disponível, a empresa precisa liberar o funcionário para a participação nas aulas, que ocorrem em espaços específicos. Neste caso, não há possibilidade de capacitação dentro da empresa.

Por enquanto, não será ofertado o curso de operador de perfuratriz, uma das reivindicações do Sindemcap. Os técnicos do Senai presentes na reunião informaram que neste ano não será possível atender a demanda, mas que em 2014 o curso será disponibilizado. “Tivemos esta notícia sobre o curso de perfuratriz, mas sentimos boa vontade da equipe do Senai para a criação de um curso específico. Os cursos de aperfeiçoamento e de aprendiz com certeza já ajudam o setor”, classificou Guarise, após a reunião.

Aprendiz

O Senai vai ofertar em 2014, em Almirante Tamandaré, um curso de aprendizagem em operação de máquinas pesadas, destinado para jovens entre 18 e 22 anos, conforme a legislação específica para aprendizes. Neste caso, são seis meses de aulas teóricas e depois quatro meses dentro da empresa para o conhecimento prático. Técnicos do Senai sugeriram que as empresas estimulem seus funcionários a incentivarem filhos e outros familiares dentro da faixa etária vigente para a participação no curso. Os formados poderão atender as demandas das empresas do setor. As inscrições devem ser abertas em dezembro. Informações pelo telefone (41) 3699-5772.

Liderança foi o tema da Jornada de Especialização dos SindicatosDiretoria do Sindemcap discute multas recebidas durante transporte de calcário