SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Setor de minerais não metálicos fecha parceria para elaboração do Plano de Logística Reversa

Sindicatos ligados à atividade contratam consultoria do Senai para cumprir a legislação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Os sindicatos ligados ao setor de minerais não metálicos e cerâmica fecharam um acordo com o Senai para o serviço de consultoria na elaboração do Plano de Logística Reversa para toda a cadeia. Com isso, os técnicos do Senai farão o diagnóstico de todos os itens relacionados à produção para verificar as ações necessárias para o cumprimento da logística reversa.

A elaboração do Plano de Logística Reversa é obrigatória conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal 12.305/2010). A Fiep e seus sindicatos filiados - incluindo o Sindemcap-PR - assinaram um termo de compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para o cumprimento da legislação vigente por parte da indústria paranaense.

O Sindemcap-PR está cumprindo o cronograma de atividades proposto pelo setor e apresentado para a Sema nesta ano. “Como o setor praticamente não gera resíduos, provavelmente o Plano de Logística Reversa ficará atrelado ao da construção civil. Não acredito em grandes problemas para a implantação das ações”, comenta Claudio Grochowicz, secretário do Sindemcap-PR, que participou da última reunião sobre Logística Reversa para o setor, realizada em outubro.

O Plano de Logística Reversa para o setor de minerais não metálicos e cerâmica deverá ser entregue à Sema em fevereiro de 2014. Após esse prazo, os órgãos ambientais fiscalizarão o cumprimento das ações determinadas no documento.

Enacal 2013 vai reunir produtores de calcário de todo o PaísFórum Setorial da Indústria de Minerais Não Metálicos discute reivindicações dos empresários