SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Sindemcap disponibiliza maquinário para análise de qualidade do ar

Convênio com Senai garante qualidade e eficiência; prestação de serviço chega a ter custo 50% menor

O Sindemcap, em parceria com o Senai, fornece aos associados a possibilidade de locação de máquinas para medição da qualidade do ar pelo levantamento das Partículas Totais em Suspenção (PTS). Os equipamentos do sindicato foram reformados e estão à disposição das empresas, que podem solicitar o serviço e serão atendidas de acordo com uma escala.

Segundo o presidente do Sindemcap, Vitor Hugo Johnson o valor da prestação do serviço chega a ser 50% menor do que a locação de empresas particulares. "Merece destaque também a qualidade do serviço oferecido, que é todo acompanhado pela equipe do Senai", explica.

Para Cláudio Grochowicz diretor da empresa Terra Rica, o trabalho feito pelo Senai garante maior credibilidade ao processo. "Já utilizamos as máquinas na empresa e o acompanhamento técnico é feito com seriedade, trazendo a segurança de que a empresa estará de acordo com as exigências dos órgãos ambientais", afirma ele, que também é da diretoria do Sindemcap.

A medição das PTS é uma exigência prevista na Resolução 54/2006, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). No capítulo 5, artigos 73 e 74, está definido que a medição deve ser feita quatro vezes ao ano, durante sete dias consecutivos.

"O técnico do Senai vai até a empresa, instala e calibra o equipamento e, a cada 24 horas, realiza a troca do filtro. Ao final de sete dias de medições são entregues ao empresário três vias do relatório. Uma das vias fica arquivada na empresa e as outras duas são protocoladas no órgão ambiental competente", conta o analista técnico sênior do laboratório do Senai CIC, responsável por este trabalho. Além dele, mais quatro técnicos compõe a equipe, desenvolvendo o trabalho de campo e de amostragem.

Segundo a legislação, a exigência tem como objetivo garantir a qualidade do ar como um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para proteção da saúde e bem estar da população e melhoria da qualidade de vida, permitindo o desenvolvimento econômico e social do Estado de forma ambientalmente segura.

COMENT�RIOS

Alberto Cabral - Quinta-feira, 29 de Maio de 2014 - 13:24:34 - Sâo Joâo de Meriti/RJ

Boa Tarde!

Temos uma empresa e gostaria de maiores informaçôes sobre o assunto( a qualidade do ar),principalmente a custos.Aternciosamente,