SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Acordo entre Amazonas e Rondônia pode diminuir preço do calcário

13 de julho de 2012

Um acordo entre agricultores amazonenses e a Companhia de Mineração de Rondônia está sendo intermediado pela Secretaria Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH) para viabilizar a importação de calcário a preços mais competitivos no mercado.

Inicialmente o Amazonas deverá importar cerca de 10 mil toneladas de calcário por mês do estado de Rondônia, começando em novembro deste ano, quando entra em operação a planta de beneficiamento deste insumo, no município de Pimenta Bueno (RO).
Segundo o secretário titular da SEMGRH, Daniel Nava, a ação terá impacto positivo na produção agrícola, na recuperação de áreas degradadas e vai diminuir em mais de 50% o valor pago por agricultores amazonenses por tonelada de calcário. "Comprando calcário mais barato, além da possibilidade de correção do solo, os agricultores poderão reduzir as áreas degradadas pelas queimadas resultantes do processo produtivo e pelo desmatamento para abertura de novas áreas de plantio", afirma.

Sindemcap organiza viagem para Austrália e Nova ZelândiaCalcário líquido é aplicado via barra ou pivô