SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Diretoria do Sindemcap visita laboratórios do Senai

Consultoria vai colaborar no cumprimento de exigências legais

clique para ampliar clique para ampliarGrupo pôde conhecer melhor a infraestrutura oferecida pelo Senai (Foto: Sindemcap)

No dia 15 de junho, membros da diretoria do Sindemcap visitaram as instalações do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O objetivo foi conhecer melhor os laboratórios ambientais e os meios de analisar a quantidade de poeira no ar. O sindicato foi representado pelo presidente, Vitor Hugo Gaudêncio Johnson, pelo tesoureiro, Josemar Guarise, pelo suplente de diretoria, Jan Petter, pela executiva, Ivonete Rodrigues, e pelo funcionário da empresa associada Calpar, Mauro Galetto.

"Foi muito bacana porque não tínhamos ideia de que o Senai oferecia uma estrutura de tamanha qualidade. Tivemos uma surpresa muito agradável em saber que temos tudo isso à disposição das indústrias" afirma Johnson. O presidente ainda destaca que o objetivo agora é divulgar este espaço para os associados e intensificar a utilização dos laboratórios.

A visita teve o acompanhamento da coordenadora da área de serviços técnicos do Senai, Juliana Lacerda, e do responsável técnico pelos laboratórios ambientais, Alexandre Emmel. "Existe uma necessidade das empresas atenderem às exigências legais dos órgãos ambientais, principalmente questões normativas, como licenças", explica Juliana.

Serviços - O laboratório vai ajudar as empresas no cumprimento de normas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), especialmente a que obriga o auto monitoramento da poluição liberada na atmosfera pelas indústrias.

"A normativa pede que seja contratado um profissional ou empresa especializada que preste consultoria e é este serviço que o Senai vai nos oferecer", conta Johnson. Ele também explica que as empresas vão utilizar os laboratórios para análise clínica e controle da água potável, pois muitas ainda não são atendidas pela rede pública e seus funcionários utilizam poços artesianos.

Sindemcap treina mão de obra em segurança do trabalhoSindemcap organiza viagem para Austrália e Nova Zelândia