SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Startup brasileira cria impressora 3D para concreto

Tecnologia já é utilizada em larga escala fora do Brasil; empreendedores de Brasília lançaram equipamento para "imprimir estruturas residenciais" no país

clique para ampliarclique para ampliarTecnologia já é utilizada no Japão e Eua (Foto: Pixabay)

Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UNB) criou a InovaHouse3D, uma impressora 3D para concretos. A tecnologia, difundida em outros países, como China e Estados Unidos, é pioneira no Brasil.

O projeto conta com o apoio do Senai, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Associação Brasileira de Concreto Portland (ABCP) e do SindusCon-DF, inclusive para realização de testes em laboratórios e apoio tecnológico. O próximo passo é atrair empresas que queiram apoiar tecnicamente e subsidiar o produto.

O objetivo da InovaHouse3D é ser uma startup pioneira na aplicação de impressão 3D na construção civil no Brasil. Esse processo inclui a regulamentação dessa nova tecnologia no setor, o desenvolvimento de materiais compatíveis com a máquina, a preparação do mercado para utilização do novo produto e o desenvolvimento de uma impressora 3D capaz de construir elementos não estruturais e elementos estruturais no país.

Com informações da Inovahouse3D

Recolhimento da Contribuição Sindical deve ser feito até 31 de janeiroModelagem computacional proporciona revolução no setor de concreto