Avenida Central do Paraná, 318
Jardim Diamantina - Apucarana/PR
86.804-190
faleconosco@sindccon.com.br
(43) 3423-5800
(43) 3420-5324
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindccon
A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, está desenvolvendo um projeto que reaproveita o entulho de concreto descartado pela construção civil e o transforma em concreto reciclado para a construção de calçadas, pisos, entre outras finalidades.
A iniciativa é coordenada pelo professor Fernando Sérgio Okimoto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), e tem apoio da Reitoria, da Pró-reitoria de Extensão Universitária e do Centro Local de Apoio à Extensão (CLAE) da Unesp de Presidente Prudente.
No projeto, os resíduos podem ser utilizados como base de pavimentação asfáltica, em bancos, lixeiras, pontos de ônibus, floreiras, guias, sarjetas, aduelas e tubulações de drenagem. Também é possível usá-los para produção de tijolos e blocos para paredes. “É possível ainda triturar pneus que não servem mais, para serem incorporados em concretos e argamassas, substituindo a brita e a areia”, acrescenta o coordenador.
O projeto busca auxiliar diretamente na utilização de concretos com agregados reciclados nas obras municipais. Conforme Okimoto, os benefícios para a sociedade são ambientais, econômicos e culturais. Haverá diminuição na geração de resíduos, do transporte e do volume, além de redução do consumo de matérias primas não renováveis.
Além disso, a utilização dos resíduos também deve possibilitar a redução do valor final do concreto, o material de construção mais tradicional no Brasil. “Podemos aprender novas formas de pensar e agir diante das necessidades da construção civil e dos assentamentos humanos, fazendo diferente e melhor”, conclui o pesquisador.
Com informações da Unesp Presidente Prudente