SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Norma sobre lajes pré-fabricadas de concreto está em fase de consulta até 17 de outubro

Manifestações podem ser feitas por meio do site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

clique para ampliarclique para ampliarInteressados podem consultar as normas via internet (Foto: Freeimages)

Está disponível para consulta nacional o projeto de revisão da norma ABNT NBR 14859, que trata sobre lajes pré-fabricadas de concreto - partes 1, 2 e 3. O texto foi elaborado pela Comissão de Estudo Especial de Laje Pré-fabricada, Pré-laje e de Armaduras Treliçadas Eletrossoldadas (ABNT/CEE-094).

Os interessados podem visualizar o projeto de revisão da norma e enviar comentários e sugestões por meio do site www.abntonline.com.br/consultanacional. É necessário fazer um cadastro gratuito para acessar o texto. Também é possível recomendar a desaprovação do projeto, desde que sejam apresentadas as objeções técnicas que justifiquem o posicionamento. O prazo para contribuições se encerra no dia 17 de outubro.

O projeto de revisão está sendo discutido na comissão de estudo especial desde 2008. A NBR 14859 deve contar com cinco partes. No entanto, apenas as três primeiras estão sob esta consulta nacional. Estes itens tratam de requisitos para vigotas, mini painéis e painéis; requisitos para elementos inertes para enchimento e forma para lajes pré-fabricadas; e requisitos de armadura treliçada eletrossoldada para lajes pré-fabricadas.

Ressalta-se que o projeto não tem valor normativo, ou seja, continuam em vigor as normas anteriores até a decisão final quanto à revisão.

Por uma Fiep unida e mais forteSenai realiza palestra sobre eficiência energética em Apucarana