SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Crescem vendas de material de construção no varejo

Desempenho em junho foi 10% superior ao mesmo período de 2014; no sul do Brasil, a alta chegou a 12%

clique para ampliarclique para ampliarAs tintas apresentaram um índice de 4% de aumento (Foto: Freeimages)

Um estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer, Afeal e Siamfesp, apontou aumento nas vendas do varejo de material de construção. As vendas cresceram 6% em junho, na comparação com o mês de maio, e 10% em relação ao mesmo período, em 2014.

O aumento foi recorrente em todas as regiões do país, com destaque para o Sul (12%) e para o Nordeste (9%), seguidos pelo Norte (8%), pelo Centro-Oeste e Sudeste (com 6% cada).

De acordo com o levantamento, as lojas de todos os portes apresentaram recuperação nas vendas em junho, mas o volume foi maior nos estabelecimentos de porte médio - aquelas que possuem de 11 a 50 funcionários e que tiveram aumento de vendas de 13% no mês.

Entre as categorias pesquisadas, os destaques foram para louças sanitárias e metais sanitários, que tiveram aumento de 6% cada. O segmento de fechaduras e ferragens e telhas de fibrocimento tiveram desempenho 5% superior. As tintas apresentaram um índice de 4% de aumento e os revestimentos cerâmicos e cimentos permaneceram estáveis no período.

Expectativa

A previsão é a de que o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) de material de construção feche o primeiro semestre em 4,3%. Mesmo com o aumento de preços das indústrias sendo absorvido, em grande parte, pelas lojas de material de construção, o aumento de preços ao consumidor final pode chegar a 6,5% no acumulado do ano. Por isso, o crescimento real das vendas pode chegar a 2,5% em 2015, dependendo, apenas, do desempenho do setor no último trimestre. Por enquanto, a previsão é de crescimento na ordem de 3% em 2015.

CBIC teme paralisação de obras do PACEnergia elétrica mais cara impacta o crescimento do setor industrial