Avenida Central do Paraná, 318
Jardim Diamantina - Apucarana/PR
86.804-190
faleconosco@sindccon.com.br
(43) 3423-5800
(43) 3420-5324
www.fiepr.org.br/sindicatos/sindccon
O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e o Sebrae/PR trabalham em conjunto para aprimorar os conhecimentos dos profissionais e, consequentemente, para melhorar a performance da cadeia da construção civil na região norte do Paraná. Um dos focos das entidades é contribuir com a introdução da Plataforma BIM nos setores de engenharia e arquitetura.
Pensando nisso, o Sebrae/PR e o CEAL, em parceria com a Vértiz, realizaram nos dias 13, 14 e 15 de outubro treinamento para apresentar os benefícios em relação ao aumento de produtividade proporcionado pela ferramenta “Revit Architeture”, uma das soluções da plataforma BIM que utiliza a tecnologia 3D, em substituição aos projetos em 2D.
O diferencial da plataforma BIM é a colaboração entre as disciplinas, ou seja, o diálogo entre arquitetos e engenheiros de diferentes especialidades na hora de fazer um projeto em escala 3D. A metodologia oferece um impacto direto no planejamento da construção. “O CAD mudou o método do desenho e o BIM permite o desenvolvimento do projeto em 3D, o que minimiza o tempo gasto com correções e, sobretudo, os erros”, afirma Roberto Orlando Herodek, gerente educacional e instrutor da Vértiz, que ministrou o treinamento.
Ele destaca que o objetivo é desmistificar a metodologia BIM. “Os profissionais que adotarem a plataforma BIM não vão perder os arquivos que foram feitos no CAD. Os projetos podem ser exportados para o sistema Revit Architeture”, explica Herodek.
O instrutor salienta que a plataforma BIM já está consolidada no mercado. “Não é mais uma tendência, já é realidade”, diz. Ele acrescenta que, para os clientes, a plataforma BIM apresenta apenas vantagens. “O projeto pode ser adaptado quando a obra estiver em andamento e é possível prever os custos de todos os materiais que serão utilizados”.
Para Maria Clarice Moreno Rabelo, presidente do CEAL, a adoção da Plataforma BIM na cadeia da construção civil é um caminho irreversível. “A metodologia vai causar uma revolução, como já aconteceu há décadas atrás, quando trocamos as pranchetas pelo CAD. E agora chegou a hora de fazer uma nova substituição, por uma ferramenta com tecnologia de ponta, que vai agregar valor aos projetos.”