SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Presidente da Fiep visita Femac

Edson Campagnolo conheceu diversas indústrias de Apucarana e ouviu as necessidades dos empresários locais. No dia 20 de março, o presidente esteve na Femac

clique para ampliar>clique para ampliarPresidente da Fiep, Edson Campagnolo conheceu a equipe da empresa Femac em Apucarana (Foto: Agência Fiep)

Para se aproximar das bases do Sistema Fiep e conhecer de perto as necessidades das empresas paranaenses, o presidente Edson Campagnolo esteve em Apucarana nos dias 19 e 20 de março. Campagnolo se reuniu com lideranças empresariais e políticas e visitou quatro indústrias de setores que se destacam na economia da região.

“Saio de Apucarana impressionado com os exemplos que vimos aqui, com a tecnologia, o empreendedorismo e os investimentos dessas empresas”, declarou Campagnolo. “Com essa aproximação e o contato direto, as empresas se sentem parte da Federação e percebem que podem trazer suas demandas até nós. É com a força do associativismo, caminhando juntos, que a indústria pode superar as inúmeras dificuldades que enfrenta e avançar”, acrescentou.

No dia 20 de março, ele esteve na sede do Grupo Femac. Fundado em 1971 pelo empresário Sebastião Ferreira Martins, o carro-chefe do grupo é a fabricação de pré-moldados. Com 120 colaboradores, a Femac produz cerca de 50 mil metros quadrados por mês, além de 1,1 mil peças para galpões, incluindo pilares, vigas e painéis. A empresa também constrói casas pré-fabricadas. Sua abrangência de atuação vai desde o Norte do Paraná a algumas regiões do interior de São Paulo.

Além da fabricação de pré-moldados, o Grupo Femac possui uma empresa de fundação e montagem, a Fortemaq. Recentemente, investiu também em uma planta para reciclagem de plástico, comprando resíduos da indústria moveleira do município vizinho de Arapongas e produzindo material utilizado em abas de bonés. O grupo possui ainda dois postos de combustíveis em Apucarana.

Martins afirma que o crescimento da Femac foi possível principalmente pela valorização que a empresa faz de seus funcionários. “Temos a convicção de que nossos funcionários têm que crescer junto com a empresa”, declarou, acrescentando que o grupo oferece diversas possibilidades de capacitação aos trabalhadores, inclusive em diversas parcerias com o Sistema Fiep. Além disso, quatro colaboradores do grupo já se tornaram sócios em alguns dos negócios da empresa.

Para o empresário, a visita do presidente do Sistema Fiep é um reconhecimento à importância das pequenas e médias indústrias para a economia do Paraná. “A defesa da pequena empresa sempre foi minha luta junto à Fiep e a presença do presidente Campagnolo aqui nos valoriza muito”, afirmou. Valorização que se estende também para o Norte do Estado. “O Campagnolo tem tido todo o carinho com nossa cidade e nossa região, estando sempre disposto a nos receber e nos ajudar”, completou.

Administradora da Femac, Carmen Lúcia Izquierdo destaca a importância das reivindicações feitas a Campgnolo. Entre elas, está a aquisição de um terreno para a ampliação da sede do Sesi e a solicitação para que o Senai faça a coleta de materiais para ensaio, como corpos de prova de concreto, areia e pedra, aliviando os gastos existentes com frete.

Encontro com lideranças
Em sua agenda em Apucarana, Edson Campagnolo também participou de um jantar organizado pela Coordenadoria Regional da Fiep, que reuniu os presidentes dos sindicatos industriais do município e lideranças empresariais de toda a região Norte.

Mais cedo, Campagnolo havia se reunido com o prefeito de Apucarana, Beto Preto, com seu vice, Sebastião Ferreira Martins Junior, e com secretários municipais, que apresentaram uma série de projetos implantados pelo poder público desde o início da atual gestão, no ano passado. Entre eles, o projeto de implantação de uma nova Cidade Industrial em Apucarana. O terreno para a instalação, que tem 23 alqueires e será dividido em 239 lotes, já foi adquirido. No local, além de espaço para as indústrias, está prevista a instalação de estruturas de apoio às empresas. Além disso, o terreno fica próximo a dois grandes núcleos habitacionais que estão sendo construídos pela prefeitura, de onde se pretende que saia parte da mão de obra para as empresas.

Os representantes da prefeitura também pediram ao Sistema Fiep em relação a algumas demandas do município referentes principalmente à infraestrutura, como a inclusão da região de Apucarana no traçado da ferrovia Norte-Sul e do aeroporto da cidade nos planos de investimentos do governo federal.

Para o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior, o Sistema Fiep é um parceiro importante para o desenvolvimento de Apucarana. “A presença do presidente é de um valor inestimável para o município e mostra a importância que a economia de Apucarana e do Norte do Estado tem para o Paraná”, declarou.

Com informações da Agência Fiep

Empresários devem ficar atentos às discussões sobre novas regras para insalubridadeSindccon faz prestação de contas e apresenta o orçamento de 2014