SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Sindccon integra Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Oito objetivos de desenvolvimento do milênio fazem parte de um projeto desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a miséria no mundo

clique para ampliar>clique para ampliarSebastião Martins em meio a outras autoridades no lançamento do Núcleo Regional. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana)

O Sindccon passou a integrar em outubro o Núcleo Regional dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de Apucarana e Vale do Ivaí.

O projeto faz parte de uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2000, a ONU estabeleceu metas para reduzir as desigualdades mundiais. Os objetivos norteados seguem as vertentes de redução da pobreza, atingir o ensino básico universal, gerar igualdade entre os sexos e proporcionar autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a malária, aids e outras doenças e garantir a sustentabilidade ambiental. 189 países assinaram o compromisso.

Em Apucarana, a criação do Núcleo Regional foi uma iniciativa da Prefeitura, do Movimento Nós Podemos Paraná e de órgãos da sociedade civil organizada. Na ocasião, o prefeito Beto Preto (PT) assinou termo de adesão da cidade ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. “Apucarana sempre teve este viés, de crescer e buscar a mobilização social. Muito importante agora a criação deste núcleo de abrangência regional, que deve trabalhar para enfrentar as dificuldades, levantar as demandas e transformá-las em ações que atinjam os oito objetivos de desenvolvimento do milênio”, disse o prefeito Beto Preto.

“Há muito tempo o Sindccon vem acompanhando o trabalho do Movimento Nós Podemos Paraná. Fiquei muito contente pelo sindicato passar a integrar esse núcleo. Vamos trabalhar visando sempre a melhor qualidade de vida do cidadão e defender a parte do trabalhador”, pontuou o presidente do Sindccon, Sebastião Martins, que compôs a mesa de abertura do evento.

O Sindccon será representado no Núcleo Regional pela contadora Jéssica Maria de Lima Santos. “Essa mobilização social representa um grande passo no processo de conscientização das pessoas. A indústria tem um papel fundamental nesse ponto podendo contribuir para melhoria da qualidade de vida do cidadão e do meio ambiente”, disse.

“Para nós, do governo federal, é uma satisfação presenciar a montagem deste núcleo regional. Posso dizer que as experiências do Brasil neste campo dos objetivos de desenvolvimento do milênio são exemplos para vários países do mundo. Em nosso país temos um grande diferencial que é a participação social com grande entrosamento entre a sociedade civil organizada através do Poder Público, das empresas, entidades, e o chamado Terceiro Setor”, pontuou o coordenador da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Alberto Vieira.

A Prefeitura de Apucarana assinou no final de novembro uma carta de compromisso com propostas de políticas públicas a fim de contribuir para a redução da pobreza e miséria no município. “A fase da implantação de um núcleo regional não acontece por acaso, ou seja, teve todo um trabalho prévio, por isso considero este momento excepcional. O PNUD está à disposição e existe para isso, para apoiar no que for necessário com assistência técnica, capacitação, compartilhamento de ideias. Também objetivamos com este trabalho conhecer mais as diferentes realidades, levar as experiências, os sonhos para outras regiões que possuem muitas vezes desafios ainda maiores, alimentando sonhos e esperanças dos outros”, afirmou a representante do projeto de Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento de Capacidades do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute.

Pré-moldado garante agilidade na construção civilEmpresários discutem futuro da construção civil no Brasil