SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Pré-moldado garante agilidade na construção civil

Celeridade pode chegar a 25%. Produtividade e economia são outros benefícios do uso de materiais pré-moldados em construções

clique para ampliar>clique para ampliarOperários montam vigas pré-moldadas de viaduto. (Foto: Jorge Woll/DER)

O sistema pré-moldado vem ganhando espaço no setor da construção civil. Além de ganho de produtividade, menor desperdício no canteiro de obra e consequente ganho de economia o pré-moldado garante agilidade de até 25% de tempo na execução da obra.

Um exemplo é o da Itaúba Incorporações e Construções Ltda, uma das empreiteiras contratadas para executar os oito viadutos planejados no projeto de duplicação da PR-445, trecho de 17 quilômetros entre os municípios de Londrina e Cambé. Uma interseção de sua responsabilidade, localizada no cruzamento com a avenida Dez de Dezembro, é a peça arquitetônica mais adiantada no projeto.

Guindastes ergueram 27 vigas em menos de uma semana, cada uma com 55 toneladas, dando forma ao viaduto. Todas as peças são pré-moldadas. “Elas foram construídas aqui mesmo no canteiro. O pré-moldado é assim, um molde garante a construção de várias peças e com racionalidade”, explicou o diretor da Itaúba Incorporações, José Eugenio Gizzi.

As vigas totalizam 1,6 mil metros cúbicos de cimento, o mesmo que 250 caminhões carregados de concreto. “Podemos garantir que o sistema pré-moldado trouxe um ganho de dois a três meses de serviço nesta obra do viaduto. Se não tivesse adotado essa metodologia de serviço, estaria agora terminando os pilares e levantando as escoras para fazer as formas e armação”, contou.

“A automatização da indústria de pré-moldado gerou aceleração do processo de construção. Hoje ampliamos muito nossa participação no mercado”, garantiu o presidente do Sindccon, Sebastião Martins.

E o ganho não é só na celeridade. O pré-moldado gera menor desperdício, tem menor necessidade de mão de obra e, consequentemente, ganho de economia. “Os cálculos apontam que os desperdícios caem 25%. Antigamente, a cada quatro casas construídas uma era perdida. Agora, uma é economizada. Por utilizar menos funcionários, o pré-moldado pode gerar economia de até 30% no processo”, definiu Sebastião Martins.

Manual sobre espaços públicosSindccon integra Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade