SINDCCON

Empresário recebe homenagem póstuma da FIEP

Pedro Kowalski, dono da Kowalski Alimentos S/A, recebeu o título de Benemérito da Indústria do Paraná

clique para ampliar>clique para ampliarHomenagem foi recebida pelo Sr. Nelson Kowalski e pelo genro Sergio Eduardo Viana e contou também com a presença do Sr. Sérgio Kowalski (Foto: FIEP)

A FIEP prestou homenagem póstuma ao empresário Pedro Kowalski durante a cerimônia de comemoração dos 69 anos de fundação da entidade. Familiares do homenageado receberam o título de Benemérito da Indústria do Estado do Paraná das mãos do empresário Sebastião Ferreira Martins Júnior e do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. A recomendação partiu do Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindccon).

“É importante para toda a família, representantes da sucessão e amigos que conviveram com ele. Foi um momento bastante emocionante, um título merecido. Ele teve uma visão empreendedora e colaborou muito para o desenvolvimento da região”, lembrou o filho do homenageado, Nelson Kowalski, atual diretor-presidente da Kowalski Alimentos.

A Kowalski Alimentos S/A tem uma vasta linha de produtos derivados de milho, incluindo a Xodó Milho. A empresa também investe no segmento de petfood e é detentora das marcas VitalCan, Canitos e PopDog. A companhia é uma das maiores do segmento do Brasil.

“Neto de imigrantes ucranianos, Pedro Kowalski herdou dos seus ancestrais o espírito desbravador e a paixão pelo trabalho. Logo cedo, aos 17 anos, já viajava de caminhão pelas estradas de terra do Paraná, como ajudante, levando feijão e batata da empresa de seu pai para comercializar em outras regiões. Mais tarde, casado e com filhos, assumiu a responsabilidade de comandar a filial do armazém de seu pai em Apucarana, mudando-se de Curitiba. No norte do Paraná, Pedro Kowalski, com atitude empreendedora logo colocou a empresa entre as principais indústrias paranaense, graças à sua gestão sustentada e respeito aos seus parceiros. Foi assim que ele deixou o legado de trabalho e visão estratégica para seus descendentes”, descreveu certo trecho da homenagem prestada pela Fiep ao empresário Pedro Kowalski.

“Foi um homenagem correta e merecida”, definiu Nelson Kowalski, um dos sete filho de Pedro Kowalski.

A Kowalski Alimentos S/A emprega mais de 1,5 mil pessoas direta e indiretamente. A companhia obteve lucro de U$ 8 milhões em 2012, ano em que as vendas líquidas ultrapassaram a marca de U$ 177 milhões, números que colocaram a empresa entre as 300 maiores companhias do setor de agronegócio do País. A matriz da empresa fica em Apucarana. A Kowalski também mantém uma planta industrial em Rio Verde, Goiás.

Ímpeto da construção civil continua a cairPesquisa revela detalhes do mercado de concreto