SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Sindccon participa de nova rodada de Planejamento Estratégico

Fiep abriu em Apucarana uma série de reuniões que têm como intuito ajustar as linhas de ação da entidade para os próximos anos

clique para ampliar clique para ampliarEmpresários elogiaram a iniciativa de interiorização da Fiep (Foto: Divulgação)

A Fiep deu início a uma nova rodada de Planejamento Estratégico de sua atual gestão no dia 22 de outubro, em Apucarana, no Norte do Estado. Durante uma semana, a caravana com o presidente, Edson Campagnolo, e gestores de diversas áreas da Fiep percorreram todas as regiões do Paraná para dialogar com lideranças do setor industrial, reforçando a estratégia de interiorização de suas ações. A caravana passou ainda por Umuarama, Toledo, Dois Vizinhos, Guarapuava e Curitiba.

O encontro em Apucarana teve a participação de 90 pessoas, incluindo cerca de 60 empresários, representantes de indústrias e presidentes de sindicatos empresariais da região Norte, além de gestores e colaboradores da Fiep. O Sindccon esteve representado por seu presidente, Sebastião Ferreira Martins, e sua vice-presidente, Carmen Lúcia Izquierdo.

Para o presidente, os debates foram produtivos e surgiram boas ideias. “Foi um momento único. Contamos com a forte presença de sindicatos e com grande cobertura da imprensa”, afirma Martins. Segundo ele, foi importante também a presença de representantes das coordenadorias regionais da Fiep de Apucarana, Arapongas, Londrina e Bandeirantes.

O presidente da Fiep explicou que a nova série de planejamento estratégico é continuidade do trabalho realizado no ano passado, um mês após sua posse, quando encontros em todas as regiões do Estado ajudaram a definir as linhas de ação da atual gestão da Fiep. “Agora retornamos para fazer um balanço de nossa atuação, ouvir o setor industrial e fazer os ajustes de percurso que forem necessários”, declarou Campagnolo.

O presidente da Fiep destacou que, em 2012, o número de matrículas nas ações educacionais do Senai e do Sesi já chega a 426 mil. Quase 20% delas foram feitas na região Norte do Estado. Para os próximos três anos, o número deve ser ampliado, especialmente por conta de investimentos de R$ 185 milhões que o Senai fará no Paraná,  em projetos de ampliação e aperfeiçoamento de suas estruturas de educação profissional e de apoio tecnológico às indústrias.

Serão implantados oito novos centros de formação profissional, sete institutos de tecnologia e um instituto de inovação. Com os investimentos, também será ampliada a oferta de serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias. Em 2012, já são mais de 4.100 empresas atendidas no Estado, sendo 1.808 na Região Norte.

O presidente da Fiep destacou ainda a aproximação da diretoria da entidade com o interior do Estado. Além dos Encontros de Planejamento Estratégico, a atual gestão da Federação implantou atividades como as comemorações da Semana da Indústria e o Gabinete Itinerante, que também levam a atuação da entidade a todas as regiões do Paraná.

Segundo Campagnolo, a região Norte confirmou o acerto do objetivo de interiorização, fazendo menção à continuidade dessas ações e pedindo a ampliação ou novos programas de desenvolvimento e parceria local. Martins elogiou a iniciativa da entidade de levar o planejamento ao interior. “Percebemos de todos aqui presentes o mesmo interesse de buscar e propor soluções. Foi um encontro maravilhoso e tenho certeza que a repercussão será grande na nossa região”, afirmou.

Sindccon participa do Encontro Anual dos SindicatosSindccon participa do Jantar Anual da Construção Civil