SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Sindccon defende revisão de ARTs em encontro nacional

Representantes do sindicato participaram da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Confea

clique para ampliar clique para ampliarEmpresários querem mudança na definição do valor a pagar por cliente em ARTs múltiplas (Foto: Divulgação)

A convite do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o Sindccon participou da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea. O evento aconteceu de 28 a 30 de maio, em Foz do Iguaçu.

A vice-presidente do Sindccon, Carmen Lúcia Izquierdo, e o engenheiro e diretor da Fiep, Sebastião Ferreira Junior, representaram a entidade. "O objetivo é chegar a um acordo com o Confea. Apresentamos uma defesa das empresas do setor contra a cobrança da nova tabela de taxas das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) imposta e considerada abusiva", explica Carmen.

Ofício - O convite surgiu como resposta de um ofício enviado pelo presidente do Sindccon, Sebastião Ferreira Martins, ao presidente do Crea-PR, Joel Kruger, requisitando a revisão de diversos pontos da tabela. O principal deles é a mudança na forma de definir o valor a pagar por cliente em ARTs múltiplas.

"As alterações não nos foram adiantadas de maneira formal e afetam diretamente a viabilidade de nossos negócios", afirmou Martins. Segundo ele, as indústrias de lajes pré-fabricadas e pré-moldados de concreto das regiões Norte e Oeste do Paraná sentiram-se lesadas. O Sindccon abrange atualmente 436 indústrias de pré-moldados de concreto do Paraná.

Fórum -
A reunião do Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea, composto pelo presidente do Confea e pelos presidentes dos Conselhos Regionais. Tem como objetivo buscar a unidade de ação no funcionamento e dos procedimentos, visando à eficiência. O Colégio reúne-se periodicamente para tratar de assuntos relacionados ao Sistema, em grande parte encaminhados pelos Creas.

Novas taxas das ARTs são desfavoráveis ao setorProposta de redução das ARTs é aprovada