SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Novas taxas das ARTs são desfavoráveis ao setor

Presidente do sindicato pede que alterações sejam revistas em ofício enviado ao Crea-PR

clique para ampliar clique para ampliarSindccon não foi informado sobre mudanças (Foto: Divulgação)

As indústrias de lajes pré-fabricadas e pré-moldados de concreto das regiões Norte e Oeste do Paraná estão se sentindo lesadas pela nova tabela de taxas das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) divulgada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A afirmação é do presidente do Sindccon Norte PR, Sebastião Ferreira Martins, que, preocupado com a situação, encaminhou um ofício ao presidente do Crea-PR, Joel Kruger.

Segundo Martins, o Sindccon não foi informado sobre mudanças de tamanho impacto. "As alterações não nos foram adiantadas de maneira formal e afetam diretamente a viabilidade de nossos negócios", afirma o presidente.

O Sindccon, que abrange 436 indústrias de pré-moldados de concreto do Paraná, pede no ofício que diversos pontos sejam revistos na tabela. O principal deles é a mudança na forma de definir o valor a pagar por cliente em ARTs múltiplas.

"Essa nova forma de indexar o valor das ARTs com o do contrato de laje não é justa. As taxas podem variar de R$ 1,10 a R$ 150,00 por contratante, o que dificulta a absorção desta variação no custo do metro quadrado", conta Martins.

Além disso, para ele, ao informar o valor do contrato, o sindicato terá de recolher também sobre o custo do elemento de enchimento, que não é produzido pelas indústrias de lajes.

O Sindccon agora aguarda um posicionamento do Crea sobre o ofício.

COMENT�RIOS

JOSE CLAUDIO BATISTA (SORRIA) - Quinta-feira, 24 de Maio de 2012 - 09:50:23 - ROLÂNDIA/PR

Tião beleza é isso ai,vamos usar nosso direito de poder-mos brigar,pois se ficarmos somente falando Amém p/eles nós vamos cada vez mais deixar o CREA-PR DITAR AS REGRAS,PARABENNNNNNNs/Não se esqueça do assunto referente ao Novo Conselho C.A.U,Que caso não conseguir-mos nossas reeinvidicações,junto ao crea,vamos cadastrar nossas empresas no C.A.U.porque já fiz isso,e estou pagando taxas bem menores que as do CREA.Caso precisar de mais informações,entrar em contato com a Carol nossa gerente Administrativa.

Trabalhadores e empresários marcam manifestação contra desindustrializaçãoSindccon defende revisão de ARTs em encontro nacional