SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Decks de madeira plástica aliam sustentabilidade e praticidade

Em tempos de matéria-prima escassa, material produzido com resíduos de madeira e plástico é alternativa

A madeira plástica reúne os conceitos de sustentabilidade em um produto inovador. Alia a estética da madeira com propriedades mecânicas do plástico. O alvo são as construções de alto padrão e arquitetura de estilo. O produto dispensa a manutenção da madeira, sem perder o ar elegante. O sucesso da novidade fez, inclusive, com que a empresa responsável pela fabricação da madeira plástica aumentasse sua produção para atender à demanda.

As primeiras pesquisas sobre o compósito de madeira ecológica começaram em 2008, com a criação da Madeplast. A madeira plástica é resultado do processamento de resíduos de madeira e plástico industrial, juntamente com aditivos (agentes compatibilizantes) e protetivos (fotoprotetivos, antifungicidas etc.). As sobras de madeira vêm de serrarias certificadas (aparas industriais) e o plástico é reciclado, ou seja, pós-consumo.

O principal produto da empresa são os decks produzidos com madeira plástica para áreas externas e revestimentos de parede. A fábrica tem capacidade de fabricar 150 toneladas mensais de madeira ecológica e duas linhas de decks são comercializadas pela empresa, a Aitá e a linha Tefé. "Arquitetos e construtoras buscam cada vez mais criar ambientes sustentáveis em que a área externa é voltada para o descanso e lazer das famílias", afirma Guilherme Bampi, superintendente da empresa. Segundo ele, os decks de madeira ecológica deixam o ambiente mais aconchegante e sofisticado, além do cliente não precisar se preocupar com a manutenção. Como o produto possui plástico na composição, a madeira fica livre de ataques de fungos e ação do tempo. "A madeira plástica pode ser cortada, parafusada, pregada, colada - como a madeira comum, mas não absorve umidade e, quando aplicada corretamente, não empena", aponta Bampi.

Os negócios vão bem. Depois de inaugurar o showroom localizado na BR 277 em Curitiba, ano passado, a empresa abrirá as portas da nova fábrica de Mandirituba (Região Metropolitana de Curitiba) até o fim deste ano. A planta será responsável pela produção mensal de mais 150 toneladas da madeira plástica, o que vai dobrar a capacidade produtiva. Na nova fábrica, a empresa vai produzir, ainda, peças estruturais para decks suspensos e pergolados e lançar mais uma linha: a Mandi.

A distribuição do produto fica em Curitiba. Além do Paraná, que é o maior mercado, a Madeplast abastece os canais de revenda nos Estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina. "A intenção é ter canais em todos os Estados brasileiros até o final de 2011", adianta o superintendente da empresa.

A ideia de transformar resíduos em produto se aplica neste caso. As indústrias geradoras têm dificuldades em encontrar a destinação adequada para todo o volume que se acumula. "Nossa tecnologia é única no Brasil. Trata-se de uma tecnologia de extrusão desenvolvida pela Madeplast", garante o superintendente da empresa. Para desenvolver o compósito, a indústria contou com a parceria de diversas instituições e estudo e pesquisa: Unicamp, Universidade Federal do Paraná e Sesi/Senai de São José dos Pinhais. A empresa já conquistou seis prêmios nacionais. O mais recente foi o Prêmio Senai Inova 2011, concedido no início do mês.

Canteiro das Letras é premiado no Inova 2011Sindccon festeja o Dia da Indústria com jantar