SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Mulheres ganham cada vez mais espaço na construção

No Paraná, mais de 10 mil trabalhadoras já ocupam postos nos canteiros de obras

Batom, maquiagem e escova de cabelo entre sacos de cimento, tijolos e azulejos. A combinação, que a primeira vista não parece nada comum, vem ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obra em todo o Paraná. Isso porque a presença feminina no setor da construção civil está crescendo nos últimos anos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a participação feminina nas obras em todo o Brasil é de 7,2% do total de empregados no setor. A porcentagem ainda é pequena, mas o ritmo de crescimento da categoria vem aumentando. Em 2000, eram pouco mais de 83 mil mulheres. Em 2008, o número já tinha subido 65% e chegado quase aos 140 mil postos ocupados. E, já no ano seguinte, a participação feminina na construção chegou aos 172 mil postos de trabalho.

No Paraná, os números também mostram aumento constante. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do MTE, ao final de 2010 o setor da construção empregou no Estado 142.419 pessoas, sendo 132.038 homens e 10.381 mulheres. Em 2009, a participação feminina somava 7.525 postos de trabalho; em 2008, 6.120; em 2007, 4.908; e, há seis anos, apenas 4.557 mulheres trabalhavam nos canteiros de obras paranaenses.

Entre as características que mais estão destacando na mão de obra feminina estão o cuidado aos detalhes, a atenção e o capricho das trabalhadoras. Tanto que boa parte das empresas do segmento concentram as mulheres em cargos voltados ao acabamento, como o de azulejista. Mas não é apenas pelos dons naturais que o espaço feminino está crescendo. Elas também estão buscando qualificação. Um exemplo é uma turma formada por 25 mulheres que participa do curso de formação profissional na área da construção civil, ofertado em uma parceria do Senai, Sesi Paraná e Sinduscon-PR, parte do programa "Mulheres Inventando", desenvolvido pelo Sesi e o Senai. A turma terá formação em auxiliar de manutenção predial, abrangendo alvenaria, carpintaria, hidráulica, elétrica e pintura. Terão, também, a formação cidadã, que envolve relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania. As aulas acontecem no Espaço Sindical do Sistema Fiep, na CIC, até o dia 4 de agosto.

Gineide dos Santos, uma das participantes do curso, lembra que trabalhar no setor está no sangue da família. "Meu pai e irmãos trabalham na construção civil e gostaram muito da minha decisão de me formar na área", disse ela. Outra aluna, que até então era dona de casa, Leila Patrícia Palmas, conta que vem recebendo o apoio do marido para ingressar na nova profissão. Ele mudou o turno de seu trabalho para que a esposa pudesse fazer o curso. "Ele fez isso para me incentivar", conta.

Mais espaço - E não é apenas na indústria da construção que a mulher vem ganhando espaços. O emprego entre mulheres cresce mais do que entre homens, de acordo com o MTE. Um estudo aponta que, comparado com 2009, o nível de emprego da mão de obra feminina cresceu 7,28% em 2010, crescimento superior ao registrado para a mão de obra masculina, de 6,7%, no mesmo período.

Indústria da construção se desaceleraPrograma Minha casa, Minha vida tem novidades