SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Potencial construtivo em um clique

27 de abril de 2011

Sistema on-line permite cruzar informações de acordo com zoneamento e legislação específica para Curitiba

Uma nova ferramenta destinada para a construção civil ajudará a definir o melhor uso e aquisição de potencial construtivo em Curitiba e agilizará um processo que levava até dias para ser concluído. A Secretaria Municipal de Urbanismo desenvolveu um sistema para simular, por meio de diversos dados, como metragem, zoneamento e tipo de uso da edificação, qual o melhor potencial construtivo na cidade. A ferramenta está disponível no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).

Com o aquecimento do mercado imobiliário, explica a secretária de Urbanismo, Suely Hass, a demanda de acréscimo de área construída chega a 95% dos pedidos. Em função disso, os construtores procuram verificar que tipos de potenciais estão disponíveis em determinada região e qual acréscimo é permitido, além dos custos, afirma. A estimativa da Secretaria é que o uso de potencial construtivo tenha um crescimento de 16% neste ano, em comparação com o que foi registrado em 2010, com esta facilidade. No ano passado, foram cedidos 135 mil metros quadrados em potencial construtivo.

São vários os tipos de potenciais construtivos. Eles se dividem em uso habitacional, áreas verdes, prédios históricos e especiais, como as edificações de preservação especial (imóveis considerados ícones históricos na cidade). Para cada correlação de cálculo entre o uso a que será destinado, coeficiente de aproveitamento do solo e metros quadrados ou em número de pavimentos, diferentes cálculos são realizados , comenta Suely. A ferramenta verifica, ainda, se a legislação autoriza o uso do potencial construtivo na região solicitada, o que demandava ainda mais tempo. Agora bastam várias simulações para saber qual a mais vantajosa.

Assim como representantes de diversas entidades do setor da construção civil, o diretor de assuntos institucionais da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná (Asbea-PR), Adolfo Sakaguti, esteve no lançamento da ferramenta e experimentou o sistema. Antes da ferramenta, afirma ele, era necessário fazer todos os cálculos manualmente, o que demandava pelo menos 40 minutos. Funciona perfeitamente e agiliza o procedimento. Em três ou quatro minutos temos um resultado das possibilidades. Ganhamos em confiabilidade também, avalia.

Como funciona
Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, formatada em uma planilha de Excel. O simulador está no site www.curitiba.pr.gov.br. Para utilizar é preciso ter a identificação fiscal uma espécie de número de RG dado ao terreno e as informações contidas na guia amarela, baixada no mesmo site.

Construção civil terá novo programa para treinar mão de obraBrasil lidera lucratividade em construção nas Américas