SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Governo do PR retoma medições de obras

15 de abril de 2011

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o Paranacidade retomaram ontem as medições de obras civis e autorização de pagamentos. A fiscalização estava paralisada desde 4 de janeiro, quando foi decretada a moratória dos pagamentos do governo estadual. As medições são fundamentais para que as empreiteiras que fazem obras públicas recebam o dinheiro a que tem direito.

Muitas construtoras de pequeno porte atuam com o poder público, passando por dificuldades financeiras por causa da moratória. De acordo com o Sinduscon, Sindicato da Construção Civil, muitas empresas recorreram aos empréstimos para continuar o trabalho nos canteiros. Os empreiteiros não paralisaram as obras porque o custo de desmobilização é muito grande. Como a moratória era de 90 dias, as empresas tinham a expectativa de voltar a receber no início deste mês, o que não ocorreu.

De acordo com a administração de Beto Richa (PSDB), muitos contratos firmados na gestão anterior continham irregularidades. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, afirmou ontem, segundo texto da Agência Estadual de Notícias, que o governo não vai dar calote nas empresas e que os pagamentos voltarão a ser feitos. Segundo ele, isso não vale para os casos com ilegalidades insanáveis.

A Sedu informou que as primeiras medições serão feitas nas obras dos Centros de Referência de Assistência Social, Centros da Juventude, Centros de Saúde da Mulher e da Criança e escolas que foram iniciadas antes do período eleitoral. Também foram autorizadas as medições de obras do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap) iniciadas antes de 31 de dezembro de 2010.

Para atrair jovens, salários na construção civil deverão aumentarFeira Eletromecânica e Construção Civil movimenta R$ 2 milhões em negócios