SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Programa Cuide-se + atua na prevenção do câncer

Funcionários de associados do SINDBORPR passaram por exames preventivos em unidade móvel

clique para ampliarclique para ampliarUnidade móvel do programa Cuide-se+ do Sesi conta com equipe formada por duas enfermeiras e uma técnica em radiologia (Foto: Joyce Carvalho)

Funcionários de empresas associadas ao SINDBORPR participaram de uma ação especial dentro do Programa Cuide-se +, desenvolvido pelo Sesi Paraná. Os trabalhadores passaram por exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

As atividades aconteceram na unidade móvel do programa, totalmente equipada para este fim e que fez os atendimentos na Cidade Industrial de Curitiba entre os dias 20 e 24 de junho. Os exames são gratuitos. Por parte do SINDBORPR, participaram da iniciativa as associadas Taquarense e Pneuflex.

Segundo a enfermeira Priscila Pudelco, que faz parte da equipe que atua na unidade móvel do Cuide-se +, os trabalhadores realizam no local os exames preventivos para quatro tipos de câncer: mama, útero, pele e próstata. O exame de mamografia, com uma técnica especializada, acontece dentro da unidade móvel em um equipamento moderno. As coletas de sangue também são feitas no local, assim como a avaliação da pele.

clique para ampliarclique para ampliarUnidade móvel tem toda a estrutura para a realização de exames preventivos (Foto: Joyce Carvalho)

Os casos de manchas suspeitas na pele são analisados por um médico dermatologista. Esta é uma das novidades do programa. O atendimento também ocorre na unidade móvel. Após a triagem, os demais exames são encaminhados para laboratórios e hospital parceiro para análise. “Os casos em que há alterações são encaminhados ao Hospital Erasto Gaertner, que é o nosso parceiro”, conta Priscila.

A equipe que integra o Programa Cuide-se + é comporta pela Priscila, pela também enfermeira Elisa Borella e pela técnica em radiologia Duany Domingues, além da assistente administrativa Patricia Caroline Rodrigues e pela coordenadora Fabiana Tozo, com apoio da analista de relações com mercado do Sistema Fiep, Aparecida Costa.

Para participar, as empresas interessadas devem procurar o Sesi Paraná. Podem ser programadas visitas à unidade móvel em parceria com outras empresas ou um atendimento in company mais especializado.

Associados do SINDBORPR participam de curso Fundamentos em Tecnologia da BorrachaDiagnóstico gratuito pode ajudar empresas em sustentabilidade e inovação