SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Presidente da ABR avalia desempenho do setor em 2015

Roberto de Oliveira cita os fatores que influenciaram os resultados no ano passado e projetos da entidade para 2016

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da ABR, Roberto de Oliveira (Foto: Reprodução)

O presidente da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), Roberto de Oliveira, fez uma avaliação sobre o desempenho do setor em 2015 exclusivamente para o Boletim da Indústria do SINDBORPR. De acordo com ele, deve ser registrada uma queda de cerca de 15% na atividade de reforma de pneus comerciais (transporte de carga e de passageiros) em relação a 2014. Os dados devem ainda ser fechados.

“Alguns fatores que influenciaram este resultado são o aumento da frota de veículos bem maior do que a quantidade de mercadoria a ser transportada; falta de incentivo para o setor; problemas climáticos, com a região sul registrando muita chuva e as regiões sudeste e nordeste com falta de chuva; e a crise na construção civil”, explica.

De acordo com Oliveira, para enfrentar o difícil momento, os reformadores devem reavaliar os custos, investir em equipamentos mais econômicos, ser criteriosos no crédito para clientes, profissionalizar os colaboradores e participar das reuniões do sindicato e também com os concorrentes. “Penso que será 2016 difícil, mas o setor deve estar adequando seus custos para a realidade deste ano”, afirma.

Oliveira conta que a ABR tem uma série de projetos previstos para 2016, como a realização dos encontros regionais. A entidade está se articulando para promover oito reuniões em todo o país, levando informações aos reformadores e discutindo temas como Bloco K, vendas e mercado.

Além disto, a ABR deve trabalhar para a diminuição do impacto do ICMS nas empresas do setor, com “alíquota reduzida para todos os estados de origem, sem cobrança do diferencial no estado destino para as reformadoras de pneus que são prestadoras de serviço e que possuem cadastro no ICMS para transportes de coleta e devolução das carcaças”.

RAIS deve ser entregue até 18 de marçoManutenção do nível de emprego deve unir setor produtivo, governo e trabalhadores na discussão do piso salarial regional