SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Associados conhecem linhas de crédito para diagnóstico e adaptações visando o cumprimento da NR-12

Gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep e o BRDE apresentaram as opções existentes no mercado para auxiliar as indústrias do setor

Os associados do SINDBORPR que acompanharam a Clínica Tecnológica sobre a Norma Regulamentadora 12 (NR-12), promovida no fim de março, receberam informações sobre como podem acessar linhas de crédito para a realização de diagnósticos, adaptação de máquinas e compra de novos equipamentos, visando o cumprimento da norma. O financiamento pode ser uma alternativa para os industriais diante dos investimentos necessários para estas ações.

Segundo João Baptista de Lima Guimarães, analista de fomento da gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep - que fez uma apresentação sobre o tema durante o evento - os empresários do setor da borracha podem procurar linhas de crédito tanto na contratação de consultoria para o diagnóstico quanto para a adaptação e aquisição de maquinário.

O analista citou a Fomento Paraná como instituição que pode ajudar os industriais, por meio do Banco do Empreendedor, programa pelo qual é possível financiar até R$ 300 mil com taxas atrativas. Guimarães mostrou ainda o Cartão BNDES como opção de financiamento. “A indústria pode utilizar este recurso para financiar a consultoria para diagnóstico sobre a NR-12, como serviços do Senai, por exemplo. Esta foi uma modalidade que chamou bastante atenção durante a clínica tecnológica”, ressaltou.

Os associados do SINDBORPR também conheceram as linhas e condições oferecidas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apresentadas por Sérgio Hekave. Dentro das linhas expostas, destacam-se o BNDES Automático, para construção e reforma de instalações, e o PSI Finame, para a aquisição de máquinas novas produzidas no Brasil.

Orientação gratuita

A gerência de fomento e desenvolvimento da Fiep orienta de maneira gratuita todos os industriais interessados em financiamentos, seja para a NR-12 ou para outras áreas e necessidades da empresa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fomento@fiepr.org.br ou pelos telefones (41) 3271-9136, 3271-9411 ou 3271-9911.

Detalhes

Confira abaixo os critérios para cada linha de crédito apresentada na clínica tecnológica sobre NR-12:

Banco do Empreendedor / Fomento Paraná

Empresas com faturamento de até R$ 3 milhões por ano podem financiar entre R$ 15 mil e R$ 300 mil. Os prazos para pagamento vão até 60 meses, incluindo carência de até 12 meses. Taxas: 7,09% a 8,26% + IPCA a.a., que poderão ser reduzidas para 2,09% a 3,26% + IPCA a.a., atendendo critérios pré-estabelecidos somado a pagamentos das prestações em dia e sem redução do número de empregados.

Cartão BNDES

Limite pré-aprovado de até R$ 1 milhão por Cartão BNDES, com prazos de três a 48 meses para pagamento. Taxa de 1,04% a.m.

BNDES Automático - obras

Para esta linha, o prazo de pagamento é de até oito anos (incluindo carência de três a 24 meses) e taxas de juros TJLP + 6,0% a.a. Capital de giro associado até 40% MPME e participação de até 90% do investimento total.

Finame PSI - Máquinas e equipamentos novos

Prazo de pagamento é de até oito anos (incluindo carência de três a 24 meses) e taxas de juros de 7,0% a.a. A participação pode ser de até 70% MPME.

SINDBORPR promove Clínica Tecnológica sobre NR-12PCR comemora 10 anos da filial de Araucária