SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

SINDBORPR promove Clínica Tecnológica sobre NR-12

Workshop, realizado em parceria com o Senai Paraná, abordou sobre exigências, aplicações e prazos relacionados com a norma

As discussões em torno da Norma Regulamentadora 12 (NR-12) foram abordadas em uma clínica tecnológica promovida pelo SINDBORPR em parceria com o Senai Paraná, no fim de março. Industriais do setor da borracha conversaram com analistas técnicos da instituição sobre as exigências, prazos, aplicações e fiscalização da norma, especialmente no segmento de reforma de pneus e artefatos de borracha. O objetivo do encontro foi proporcionar conhecimento aos empresários sobre a NR-12, que dispõe sobre segurança na operação de máquinas.

Bruno Caruso Bilbao Adad, engenheiro de segurança e consultor do Senai, liderou o workshop, apresentando também como está o diálogo com o Ministério do Trabalho para alterações na norma - conforme proposta articulada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fiep e outras federações - e as perspectivas futuras para os industriais quanto ao cumprimento da NR-12. “Por enquanto, o Ministério do Trabalho não respondeu aos apelos do setor industrial”, comentou.

Além disto, Adad conversou com os industriais sobre o anexo que vem sendo formulado especificamente para o setor da borracha dentro da NR-12. “Quando se monta um anexo, você faz um detalhamento e precisa seguir aquilo. Em compensação, um anexo específico fornece uma maior segurança jurídica”, explicou o consultor do Senai. A Câmara Técnica do Setor de Artefatos de Borracha, Reforma de Pneus e Afins - formada por entidades representantes do setor e consultores - vem discutindo a proposta deste anexo, com participação da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) e do SINDBORPR, entre outros.

Esta mesma clínica será realizada posteriormente com os associados do interior do Paraná, por meio de videoconferência. Paralelamente, a equipe de consultores do Senai poderá realizar consultorias individuais nas indústrias, atuando com a formulação de um diagnóstico sobre o atual cumprimento da NR-12, o que vai permitir sugestões para a adequação de equipamentos (clique aqui para mais informações).

SINDBORPR firma parceria para elaboração de diagnóstico sobre a NR-12 nas indústrias do setorAssociados conhecem linhas de crédito para diagnóstico e adaptações visando o cumprimento da NR-12