SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Rank Pneus completa 50 anos de atividade em 2015

Grupo de Apucarana também atua na fabricação de bandas pré-moldadas e no atendimento do setor agrícola

clique para ampliarclique para ampliarFachada da Rank Pneus em 1981, na Avenida Minas Gerais (Foto: Divulgação)

A Rank Pneus, empresa sediada em Apucarana - na região noroeste do Paraná -, está completando 50 anos de fundação em 2015. O início das atividades aconteceu em 03 de novembro de 1965, com os sócios fundadores Victor Arestides Rank e Edgar Rank (in memorian).

A Rank Pneus teve sempre sua área de atuação voltada à reforma de pneus e consertos em geral, inicialmente com a sua estrutura instalada na Avenida Minas Gerais. “A empresa foi pioneira em Apucarana e na década de 1980 era uma das maiores recauchutadoras da América Latina”, conta Valderez Araujo Penna Rank, gerente de expansão da Rank Pneus.

No ano de 1984, a empresa passou por mudanças estruturais, com a sociedade formada somente por Victor Arestides Rank e seus filhos. “O senhor Victor, fundador da empresa, está com 82 anos e continua trabalhando, inclusive na parte operacional. Ele tem um conhecimento muito amplo e está no dia a dia da atividade. Muitas vezes, é o primeiro que chega e o último que sai”, relata Valderez. Victor e Sérgio Luiz Rank são os atuais administradores da empresa.

clique para ampliarclique para ampliarInstalações atuais estão localizadas no Parque Industrial Norte de Apucarana (Foto: Divulgação)

Ainda na década de 1980 houve a decisão de colocar em andamento o projeto de construção de uma fábrica de derivados de borracha, com o objetivo de atender o mercado de reforma de pneus. A indústria Rank Borracha entrou em funcionamento em 1987 no Parque Industrial de Apucarana, fabricando inicialmente o camelback para recapagem a quente.

A administração da empresa decidiu, em 1993, produzir bandas pré-moldadas, o que passou a ser uma exigência do mercado de transporte e logística. Atualmente, a indústria atende recapadoras da região, de outros estados e até do exterior (Paraguai e Venezuela, entre outros). Na mesma época da instalação da fábrica, todas as atividades do grupo foram encaminhadas para o Parque Industrial Norte, em Apucarana.

clique para ampliarclique para ampliarA Rank participa de feiras importantes do setor, como a Pneushow. Imagem mostra parte da equipe da empresa na última edição do evento, com o fundador Victor Rank (terceiro à esquerda), o administrador Sérgio Luiz Rank (quarto à direita) e Valderez Rank (Foto: Divulgação)

Em 2014, o grupo investiu em um novo empreendimento, a Rank Agrícola, que vai atender as demandas do maquinário utilizado nos campos. A empresa faz um produto especial de borracha para este tipo de veículo. “Começamos em novembro de 2014 e o resultado inicial foi muito bom, com aceitação do mercado”, salienta Valderez.

“Comemorando em 2015 seus 50 anos no mercado, a Rank se orgulha por sua tradição, qualidade e competência na reforma de pneus e a disponibilização de materiais para recapagem de ótima qualidade e confiabilidade”, comenta Sérgio. O aniversário será comemorado em um evento especial em novembro, reunindo funcionários, clientes e parceiros.

COMENT�RIOS

VALDEREZ ARAUJO PENNA RANK - Segunda-feira, 23 de Março de 2015 - 11:09:32 - APUCARANA/PR

Parabéns e muito obrigada por sua reportagem, ficou realmente muito boa.
Grata
Valderez

Câmara Técnica do Setor de Artefatos de Borracha, Reforma de Pneus e Afins discute anexo para NR-12Micro e pequenas indústrias paranaenses têm a oportunidade de discutir inovação, crédito e competitividade