SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Câmara Técnica do Setor de Artefatos de Borracha, Reforma de Pneus e Afins discute anexo para NR-12

Representantes de sindicatos e consultores se reuniram para análises técnicas das propostas específicas para o segmento

clique para ampliarclique para ampliarExemplo de dispositivo de segurança implantado em maquinário para cumprir exigência da NR-12 (Foto: Reprodução)

A Câmara Técnica do Setor de Artefatos de Borracha, Reforma de Pneus e Afins - formada por entidades representantes do segmento e consultores - se reuniu em março para dar início às análises técnicas e dissertação da proposta empresarial de um anexo específico para a indústria da borracha dentro da Norma Regulamentadora 12 (NR-12). O Paraná foi representado por Bruno Caruso Bilbao Adad, engenheiro de segurança e consultor do Senai. O encontro foi realizado em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

De acordo com Adad, esta foi a primeira reunião da câmara com o objetivo de formalizar esta proposta de anexo. Já existem a lista das máquinas utilizadas no setor e as sugestões para as exigências de funcionamento e adaptação de cada uma delas. “Já está delineada uma proposta de anexo com base em uma norma europeia. Os consultores envolvidos diretamente neste trabalho adaptaram esta norma para a nossa realidade. Iniciamos as discussões em torno de duas máquinas a partir das técnicas de segurança do trabalho. A reunião ajudou bastante para chegar a um consenso sobre como a atividade será feita”, explicou.

Mais reuniões como esta devem ser realizadas em diferentes locais para fechar a proposta empresarial para um anexo específico ao setor da borracha, após análise de toda a lista de equipamentos utilizados no segmento. O grupo gestor desta iniciativa, formado pelos presidentes dos sindicatos e entidades envolvidas na discussão, também deve se reunir em breve para avaliar os primeiros passos.

A proposta para um anexo direcionado e os avanços realizados até o momento neste sentido serão abordados por Adad na Clínica Tecnológica sobre NR-12 que será realizada no dia 25 de março, na sede da Fiep, em Curitiba.

Mais informações sobre a articulação para o anexo podem ser consultadas aqui.

Projeto "Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná" vai detectar novos rumos da indústria paranaenseRank Pneus completa 50 anos de atividade em 2015