SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Selo Verde traz benefícios para a cadeia da borracha

SINDBORPR vai firmar parceria para auxiliar associados na obtenção desta certificação

A certificação do Selo Verde vem sendo cada vez difundida no setor de reforma de pneus diante da preocupação crescente do mercado consumidor quanto aos impactos das atividades produtivas no meio ambiente. Isto reflete na compra de produtos que passaram por processos ecologicamente corretos. Aos poucos, empresas do setor vão procurando e obtendo a certificação, concedida por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Assim como o selo do Inmetro, é colocada no pneu reformado uma etiqueta destacando o Selo Verde. De acordo com a ABR, a certificação pode significar diversas vantagens para as empresas, como aumento de receitas, redução do desperdício no processo de produção, visibilidade e diferenciação no mercado. Futuramente, a empresa certificada pode obter redução de impostos, caso este parâmetro seja definido por governos federal, estadual e municipal, conforme reivindicações encaminhadas pelas entidades que representam o segmento.

O mercado consumidor, como no caso de transportadoras, pode se beneficiar desta rotulagem ambiental de um fornecedor para divulgar que investem nesta área e utilizam produtos diferenciados.

O processo de obtenção do Selo Verde analisa todo o processo de fabricação de pneus e os possíveis impactos ambientais gerados pela atividade. A empresa consegue a certificação depois de uma auditoria confirmar que a solicitante está obedecendo a todos os critérios exigidos pelo sistema.

A ABR fez em 2014 uma parceria com a ABNT para redução dos custos para o processo de certificação, dentro de um contrato de três anos (certificação e recertificação). Dentro desta mesma linha, o SINDBORPR vai firmar parceria similar para diminuir ainda mais o valor do processo, o que auxiliará os associados do sindicato, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail sindborpr@fiepr.org.br.

Com informações da revista Pnews, da ABR

SINDBORPR reforça chamamento para capacitação sobre NR-12Inscrições abertas para cursos relacionados ao setor