SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Setor de reforma de pneus e artefatos de borracha discute anexo específico na NR-12

Reunião na Confederação Nacional da Indústria tenta encaminhar um documento que possa criar critérios específicos para o segmento

O presidente do SINDBORPR, Antonio Claudio Vieira, e o presidente da ABR, Roberto de Oliveira, participaram no fim de fevereiro de uma reunião na Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a Norma Regulamentadora 12 (NR-12). Em parceria com a instituição, o segmento de artefatos de borracha, reforma de pneus e afins está discutindo uma proposta para a criação de um anexo específico dentro da norma, que trata sobre segurança de máquinas e equipamentos.

Durante o encontro, os participantes conversaram sobre os principais aspectos da NR-12 e respectivas alterações propostas pelo setor industrial, além de sugestões para a elaboração do anexo com critérios específicos para o segmento, inclusive com a indicação das máquinas e equipamentos que seriam incluídos no texto.

Uma primeira reunião sobre o tema foi realizada no fim de janeiro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Paralelamente, o SindborSul, que representa as empresas do setor no Rio Grande do Sul, elaborou em parceria com o Ministério do Trabalho e o sindicato laboral, uma cartilha sobre a NR-12 voltada para o segmento de borracha. Estas informações ajudarão na consolidação de critérios que atendam às demandas das empresas de artefatos de borracha e reforma de pneus.

Confira mais sobre as discussões em torno da NR-12 nesta matéria do Boletim da Indústria.

PPneus completa 30 anos de atuação na região de Pato BrancoSINDBORPR reforça chamamento para capacitação sobre NR-12