SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

SINDBORPR completa 20 anos de representação das indústrias de artefatos de borracha

Sindicato foi fundado em junho de 1994, englobando os reformadores de pneus e ampliando a atuação para os outros segmentos relacionados à indústria da borracha

clique para ampliar>clique para
               ampliarReuniões do SINDBORPR na década de 1990 (Foto: Divulgação)

O SINDBORPR completou, em junho, 20 anos de fundação e de representação das indústrias de artefatos de borracha. O sindicato nasceu para atender as diferentes indústrias de artefatos de borracha, ampliando a atuação no segmento. A criação da entidade aconteceu devido à quantidade de indústrias do segmento da borracha que surgiram no estado.

Desta maneira, o SINDBORPR passou a representar estas empresas, assim como os reformadores de pneus, que tinham ligação com a Associação dos Profissionais das Empresas de Recauchutagem de Pneus do Estado do Paraná (ARPARANÁ), entidade que permaneceu ativada até 2013. Os reformadores eram representados apenas pela associação entre 1972 e 1994, ano da fundação do SINDBORPR.

A assembleia de fundação do sindicato foi realizada no dia 14 de junho de 1994, com a presença de 14 industriais, representando o número de empresas pertencentes à categoria econômica das indústrias de artefatos de borracha. A primeira diretoria executiva do SINDBORPR teve como presidente Geraldo Gonçalves de Souza Filho; vice-presidente João Cláudio Fontana; secretário Roberto Pizzamiglio; e tesoureiro Celso Luiz Dalla Grana. Os suplentes da diretoria executiva eram Leonor Fontana Piazza, Paulo Cesar Longo Peixoto, Josafat Kubrak e Carlos Guilherme Pickert.

O Conselho Fiscal tinha João Anselmo Cúnico, José Renato Strapasson e Paulo Elieser Dalla Grana, com os suplentes Hélio João Sanzovo, Acir Moreschi e Oscar Ripper Salgado. Os delegados titulares junto à Fiep eram Geraldo Gonçalves de Souza Filho e Roberto Pizzamiglio. Os suplentes eram João Cláudio Fontana e Celso Luiz Dalla Grana.

Desde 1994, o SINDBORPR tem ampliado cada vez mais a representatividade das indústrias de artefatos de borracha de todo o estado, sempre atuando na defesa do setor e dando suporte às atividades desenvolvidas pelas empresas. A participação dos industriais é essencial para a defesa do segmento e a melhoria das condições para que os associados se desenvolvam cada vez mais. Muitos empresários que estiveram nas primeiras diretorias ainda estão ligados à entidade até hoje.

Confira todas as diretorias do SINDBORPRPrêmio Finep de Inovação está com inscrições abertas