SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Participação paranaense na feira de REIFEN, em Essen, na Alemanha

Quatro reformadores de pneus de empresas associadas ao SINDBORPR estiveram no evento mais importante para o segmento

clique para ampliar>clique para ampliarLuiz Colombo Junior, Leonardo Bazilio e Marcos Magnanti durante a feira na Alemanha (Foto: Divulgação)

Quatro representantes do Paraná estiveram no grupo de 21 reformadores de pneus que participaram da missão internacional promovida pela Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) entre o fim de maio e início de junho. Os profissionais integraram visitas técnicas na França e estiveram na Feira Internacional de Pneus (REIFEN), na cidade de Essen, na Alemanha.

Luiz Colombo Junior (Colombo Pneus), Leonardo Bazilio (Rubbernew), Goerson de Oliveira (Colombo Pneus Ponta Grossa) e Marcos Magnanti (FM Pneus) participaram das atividades da missão internacional e empresarial. A programação contou com as visitas em um centro especializado em pesquisa e desenvolvimento para o segmento (Centre Français du Caoutchouc et dês Polymères - CFCP) e na Aliapur, instituição francesa que coleta e destina corretamente pneus usados.

Segundo Colombo, a programação na França teve um grande destaque. “A visita que fizemos na indústria recicladora chamou muito a atenção pela preocupação com o meio ambiente. Não há queima de pneus. Tudo é processado novamente e tem um novo uso, como em pneus para carrinhos de supermercado ou rodinhas em equipamentos de lavagem a água”, destacou.

clique para ampliar>clique para ampliarColombo e reformadores paranaenses acompanharam as novidades da REIFEN (Foto: Divulgação)

Além disto, os reformadores puderam acompanhar as atividades da Laurent, com 60 anos de atuação em reforma de pneus de carga e responsável por 30% do mercado francês. “Quanto ao processo de reforma, 60% são realizados a quente e 40% a frio. No processo frio são utilizadas borrachas pré-moldadas como matéria-prima, enquanto que no processo quente é usado o camelbeck”, ressaltou Magnanti.

“Visitamos uma grande reformadora, que faz 1,6 mil pneus por dia e com uma tecnologia muito avançada. É um outro parâmetro em relação ao nosso mercado, no qual as empresas chegam a produzir esta quantidade por mês”, salientou Colombo.

A terceira visita técnica em território francês aconteceu na Roll Gom, fabricante de pneus e rodas a partir de material reciclado. “As visitas técnicas foram muito importantes porque pudemos acompanhar as características do mercado europeu, que tem 60% de recapagem a quente. Um mercado que é disputado palmo a palmo, como aqui. Mas lá a maioria das empresas não tem um parceiro comercial”, comentou Goerson de Oliveira, representante da Colombo Pneus Ponta Grossa.

clique para ampliar>clique para
               ampliarGoerson de Oliveira integrou o grupo que visitou a feira (Foto: Divulgação)

A segunda parte da viagem internacional teve na programação a visita na REIFEN, onde foram apresentadas novidades em matéria-prima, equipamentos e serviços para toda a cadeia do pneus, incluindo a reforma. O evento teve a participação de 670 expositores, de 44 países, e mais de 20 mil visitantes de 130 países.

“Tivemos dois dias para conhecer a feira e acredito que até foi pouco diante do tamanho do evento. Tiramos muito proveito desta oportunidade. Conhecemos muitas tecnologias que ainda não estão disponíveis no Brasil”, comentou Leonardo Bazilio. Ele também destacou as novidades em bandas pré-moldadas e a variação de fabricantes, além dos equipamentos expostos na feira.

Indústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalhoConfira todas as diretorias do SINDBORPR