SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Henrik Recapadora de Pneus está associada ao SINDBORPR desde a fundação do sindicato

Oscar Ripper Salgado e o filho, Oscar Henrique, comandam a empresa que vai completar 30 anos em 2015

clique para ampliar>clique para ampliarOscar e Henrique, da Henrik Reformadora de Pneus, que completa 30 anos de atividades em 2015 (Fotos: Joyce Carvalho)

A Henrik Recapadora de Pneus, localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, vai completar 30 anos de atuação neste mercado em 2015. Tudo começou com a sociedade entre Oscar Ripper Salgado com o cunhado e um primo da esposa, dando origem à empresa que primeiramente tinha sede no Xaxim. Os trabalhos começaram atendendo o volume que vinha dos veículos que transitavam pela BR-116.

Três anos depois, a empresa foi transferida para Quatro Barras, também nas proximidades da BR-116, onde está até hoje. A Henrik Recapadora de Pneus atende clientes de Curitiba e Região Metropolitana. “A maior parte da nossa clientela, cerca de 90%, é composta de autônomos que procuram o serviço para caminhões que fazem o transporte de carga pesada”, ressalta Oscar Henrique Ripper Salgado, mais conhecido como Henrique e que trabalha ao lado do pai. Hoje, apenas a família está no comando da empresa.

Atualmente, a Henrik reforma uma média de 500 pneus por mês. Segundo Oscar, o mercado está um pouco parado e isto tem afetado o movimento na empresa. Mesmo assim, o trabalho diário é bastante corrido nas dependências da Henrik, que hoje conta com 12 pessoas, entre funcionários e familiares que estão trabalhando junto com Oscar.

clique para ampliar>clique para
               ampliarPneus recebem selo do Inmetro desde 2013

“Trabalho junto com meus dois filhos, Henrique e Franciane. O Henrique coloca mais a mão na massa, enquanto a Franciane foi quem ajudou em todo o processo para a certificação do Inmetro. É muito bom trabalhar com os filhos”, avalia Oscar. “Foi mais do que natural seguir este caminho. Desde pequeno estive envolvido e estou no dia a dia da empresa”, completa Henrique.

Nestes quase 30 anos de atuação no mercado de reforma de pneus, Oscar viu a transformação da tecnologia para o serviço. “Era muito mais demorado. Para fazer um pneu, demorava três horas. Hoje, tem máquina para 22 pneus que ficam prontos em quatro horas. É muito mais agilizado. Antes, a gente pedia uma semana para o cliente e hoje, muitas vezes, o cliente deixa os pneus de manhã e busca de tarde”, afirma. Além disto, o cliente tem a garantia em função do selo do Inmetro nos pneus reformados. A Henrik Recapadora de Pneus está certificada desde 2013 e já passou pela primeira manutenção.

clique para ampliar>clique para ampliarEempresa atende principalmente autônomos que trabalham no transporte de cargas pesadas

A empresa integra o SINDBORPR desde a fundação do sindicato, há 20 anos. Neste aniversário da formação da entidade, ele destaca a importância da associação. “Com o sindicato, nós conseguimos um acesso melhor a diversas situações e ainda podemos pedir orientação em alguns casos. É muito bom estar em sintonia com o setor”, avalia Oscar.

Na primeira diretoria do SINDBORPR, em 1994, Oscar era suplente no Conselho Fiscal. Ele sempre levava Henrique nas reuniões de diretoria do sindicato e isto foi despertando ainda mais o interesse do filho pelo setor.

COMENT�RIOS

Helio João Sanzovo - Quinta-feira, 26 de Junho de 2014 - 12:45:56 - Curitiba/PR

grande amigos, tanto pai como filho, sempre batalhando jtos, sucesso e saude e fica aqui antecipado o meu abraço e parabens chegar até ai 30 anos é pra poucos.

Aberta consulta pública sobre portaria definitiva do Inmetro para reforma de pneusEscassez de mão de obra afeta desenvolvimento industrial