SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Rodabem alcança patamar de referência na cidade de Marialva

Empresa se dedica à reforma de pneus de veículos leves e motos

A Rodabem, em 14 anos de atuação em Marialva, é exemplo de crescimento dentro do setor de reparação de pneus no Paraná. A empresa, que tem origens a partir de outro empreendimento do setor na cidade de Piracicaba (interior de São Paulo), iniciou as suas atividades na cidade paranaense como uma estratégia de negócios. “O trabalho da empresa de Piracicaba se alongava até o norte do Paraná. A distância era grande, até se tornando um custo elevado. Houve a necessidade de ampliar o negócio abrindo uma unidade em um ponto estratégico entre Londrina e Maringá. E a cidade de Marialva foi a escolhida”, conta Vadson Palma, gerente da Rodabem Marialva.

A empresa começou apenas com a reforma de pneus para moto, até 2004. Com a proibição na Justiça para este tipo de serviço, a Rodabem passou a trabalhar com pneus de veículos de passeio para poder equilibrar o negócio. A estratégia deu certo. Os pneus de passeio superaram os de moto, em quantidade e faturamento. Mas um serviço acaba ajudando o outro.

“Sobre a moto, mesmo com a proibição judicial, ainda existe um mercado aberto porque a proibição é para utilização, e não para fabricação, comercialização, revenda e exposição. No Paraná, ainda existe um bom senso das autoridades em não autuar as motocicletas com pneus reformados, até porque isto é alvo de um processo que está em litígio e pode ter uma reversão a qualquer momento. As autoridades estão aguardando uma solução final”, explica Vadson Palma, gerente da Rodabem Marialva.

Entre sócios e colaboradores, a empresa conta com 60 pessoas. Atualmente, a Rodabem Marialva tem a produção de 12 mil a 13 mil pneus por mês. A média é de 6,5 mil pneus de passeio contra 5,5 mil pneus de moto. “Cada dia a gente tem que matar um leão. Mas estamos vindo em um crescimento de 10% a 15% ao ano, com exceção de 2011, quando houve uma regressão de 20%. Aos poucos estamos retomando o mercado, com essa média de 10% ao ano”, comenta Valter Angelocci, proprietário da Rodabem Marialva.

A empresa tem uma estrutura elogiada. Tudo começou de maneira pequena e a expansão foi acontecendo por meio de prédios alugados. Em 2008, eram seis barracões alugados. Com a aquisição de um terreno, tudo ficou concentrado em um único lugar. No entanto, o crescimento da empresa já está exigindo uma nova ampliação. Hoje já há três barracões alugados para dar suporte à atividade.

SINDBORPR realiza mudança estatutária em assembleia com associadosIEL: novos talentos e educação executiva para o avanço do setor industrial