SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Reformadores de pneus discutem aumento na matéria-prima e valorização dos serviços prestados

Empresas não repassam os aumentos nos custos para o consumidor há dois anos

clique para ampliar>clique para ampliarReformadores associados ao SINDBORPR discutiram assuntos importantes do setor (Foto: Divulgação)

Em reunião realizada em maio - na Churrascaria Mate Amargo - com a presença dos associados do SINDBORPR, os presentes discutiram o reajuste de matéria-prima repassado pelos fabricantes de bandas para a reforma de pneus. Os fornecedores anunciaram um aumento entre 10% e 13%. Os reformadores estão absorvendo a alta dos custos, incluindo o reajuste de matéria-prima, nos últimos dois anos. O último repasse para os clientes ocorreu em junho de 2012.

Os presentes, incluindo a direção do SINDBORPR, lembraram que não são apenas os custos de matéria-prima que estão impactando no orçamento das empresas. Os diferenciais nos serviços, como o transporte para pegar os pneus que passarão para reformas, também precisam ser valorados. Os aumentos salariais para funcionários e a oferta de maior remuneração para manter ou atrair colaboradores para o setor também influenciam o dia a dia do empresário.

As empresas reafirmaram a necessidade de agregar valor ao serviço prestado, e não apenas relacionado o preço cobrado com o custo da banda para a reforma do pneu. Diante destas conclusões, os presentes decidiram que vão colocar no mercado uma nova tabela de preços, com um índice de aumento de 12% para os clientes.

O tesoureiro do SINDBORPR, Luiz Colombo, repassou aos associados os assuntos discutidos em uma reunião da ABR. Entre os temas estava a certificação do Inmetro na reforma de pneus. De acordo com ele, das 1,2 mil reformadoras no País, 700 já possuem o aval do Inmetro para os processos regulamentados de produção.

Os custos para fazer as adequações e manutenções ainda são elevados, mas possuir a garantia do Inmetro nos serviços prestados já é um diferencial no mercado. Um novo laboratório para testes deve ser implantado na Região Sul do País, o que vai minimizar os gastos com envios de amostras e ensaios laboratoriais.

“Quem não tem o Inmetro começa a ficar fora do mercado. As empresas vão exigindo. Isto já está bastante claro”, ressaltou Antonio Claudio Vieira, vice-presidente do SINDBORPR, durante a reunião.

Colombo ainda comentou que, durante o encontro da ABR em São Paulo, foi repassado que o setor teve crescimento de cerca de 2% em 2013. O acumulado desde 2010 chega a 7% e há previsão de aumento no mercado em 2014.

Sucessão e negociação

Durante a reunião, também foi definida a comissão de negociação para Renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 para quem atua na categoria da borracha. As empresas Rubber New, Continental e Taquarense vão tomar a frente das negociações. A data-base da categoria é 1º de agosto.

Além disto, os associados foram informados sobre a abertura para a inscrição de chapas para a eleição da nova diretoria do SINDBORPR. As indicações devem ser feitas até o fim de julho. A escolha do novo grupo está marcada para 30 de outubro. Os interessados na inscrição devem fazer contato com a secretaria do sindicato.

Segue a lista de representantes de recapadoras no encontro:

Adalberto Moreno (Ivo Recape)

Hugo Arens (ATZ Pneus - Ctba)

Flavio Baron (Recapadora Trevo)

Hélio Sansovo (Buzetti)

Claudio Vieira (Coml. Taquarense)

Celso Dalla (Dalla Pneus)

Oscar e Henrique Salgado (Henrik Pneus)

Julio e Jonas (J & J Pneus)

Luiz Colombo Jr. e Vagner (Luiz Colombo Pneus)

Arnildo e Paulinho (Pneu Flex)

Josafat Kubrak (Recap. BR)