SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Palestras sobre áreas relacionadas à reforma de pneus durante a PneuShow

Boletim da Indústria traz os tópicos abordados durante as apresentações

clique para ampliar>clique para ampliarProfissionais do setor de reforma de pneus acompanharam palestras na PneuShow (Foto: Assessoria de Imprensa/PneuShow)

A reciclagem de pneus, a logística reversa, o ciclo do pneu e novidades do mercado foram assuntos abordados pelas Reciclanip, Sumitomo e Brigestone durante palestras na PneuShow, importante feira do setor realizada em São Paulo no fim de abril. O Boletim da Indústria traz aos associados do SINDBORPR os principais destaques das apresentações.

Reciclanip

O gerente geral Cesar Faccio comentou sobre Logística Reversa de Pneus pela Reciclanip. De acordo com ele, as regiões sul e sudeste do País seriam as que possuem mais facilidade para reciclagem, em função das boas condições de estradas e curta distância de transporte. Na região sudoeste, o problema estaria nas grandes distâncias. No norte do Brasil, os dois problemas seriam intensificados.

Apesar destas dificuldades, a Reciclanip mantém uma logística com pelo menos 70 caminhões em todo o País para fazer a retirada de pneus. São 819 pontos de coleta distribuídos em todos os estados e Distrito Federal. A entidade possui 23 trituradores espalhados pelo País, para facilitar a destinação correta. Este processo é realizado antes do envio dos resíduos dos pneus para as cimenteiras.

Segundo Faccio, há outros empecilhos na atividade: a integração de toda a cadeia e a participação das importadoras no processo. Em 2013, 404 mil toneladas de pneus inservíveis foram coletadas pela entidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.reciclanip.com.br.

Bridgestone

Marcos Aleixo Aoki, diretor comercial de pneus de carga, agrícola, fora de estrada e recapagem da Bridgestone Firestone, proferiu palestra sobre o “Ciclo total da vida do pneu”. Ele apresentou todas as etapas que o produto passa e como ele pode influenciar em sua durabilidade, afetando financeiramente as transportadoras. De acordo com ele, a vida útil do pneu pode ser reduzida quando há medidas tomadas incorretamente.

É importante prestar atenção desde a aquisição, armazenamento, utilização na chamada “primeira vida” e intervenções durante o uso. Aoki ressalta que, se todas as etapas forem realizadas de forma profissional, será possível lidar com o menor custo do pneu. Além disto, haverá a destinação correta do pneu inservível.

Sumitomo

Fabio Eduardo Cavalcante Pinho, da Sumitomo Dunlop, falou sobre o tema “Desenvolvimento de novos produtos para o mercado brasileiro”. Ele destacou a chegada da empresa ao País e como está o relacionamento com o mercado e clientes. Pinho revelou que a oferta de produtos cresceu de seis medidas, em 2012, para 16 neste ano. Isto comprova o sucesso da operação da Sumitomo Dunlop, de acordo com ele.

Um modelo específico tem sido desenvolvido para o segmento de ônibus urbano, além do aumento do mix de produtos. Pinho ainda revelou que está sendo planejada a abertura de uma nova fábrica no Brasil. O planejamento da empresa visa fortalecer a marca no mercado nacional e atender as necessidades dos transportadores e frotistas.

Com informações da assessoria de imprensa da PneuShow

Campanha especial visa ressaltar importância do cumprimento das NRsReformadores de pneus discutem aumento na matéria-prima e valorização dos serviços prestados