SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Total Cap investe em qualidade com a adaptação às normas do Inmetro e destinação correta de pneus inservíveis

Empresa já está no processo de renovação da certificação obtida em maio de 2012, após intenso trabalho para adaptar o processo interno de produção

clique para ampliar>clique para ampliarTotal Cap, do sócio Sidnei da Silva, tem uma média de mil pneus reformados por mês (Fotos: Joyce Carvalho)

A Total Cap, empresa de Curitiba especializada em serviços de vulcanização e reforma de pneus a frio com bandas pré-moldadas, está no mercado desde setembro de 2009, após a união de Sidnei da Silva e Giovani Dal Cortivo na sociedade. Eles compraram uma empresa que funcionava no mesmo local onde hoje a Total Cap atua, no bairro Pinheirinho, nas proximidades da Linha Verde, em Curitiba.

Silva saiu de outra empresa do setor para se tornar empresário, mas com o foco em sua experiência de mais de 20 anos neste mercado. Conforme o tempo foi passando, a Total Cap foi conquistando maior fatia no mercado. “Começamos fazendo 150 pneus e hoje chegamos a uma média de mil pneus reformados por mês”, afirma Silva.

Atualmente, a empresa atende a demanda tanto de clientes fixos quanto de proprietários de veículos que procuram individualmente a Total Cap, em função da região onde ela está instalada e que é conhecida por oferecer produtos e serviços para veículos pesados. A Total Cap possui uma equipe de vendedores bastante fortalecida, com profissionais muito experientes, com pelo menos 15 anos de mercado. Eles são responsáveis por fazer o relacionamento com os atuais clientes e prospectar novos parceiros.

Certificação

A Total Cap está iniciando o processo de renovação da certificação obtida junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para as portarias referentes à Regulamentação de Avaliação da Conformidade (RAC) 444 e o Regulamento Técnico da Qualidade para o serviço de reforma de pneus (RTQ 272). A certificação foi concedida em maio de 2012 e a Total Cap já passou por duas manutenções obrigatórias.

A empresa deu início ao processo de certificação no final de 2011, quando passou por adaptações para atender às normas do Inmetro. A Total Cap foi uma das primeiras empresas do setor de reforma de pneus no Paraná a conseguir a certificação, o que se tornou em um diferencial dentro do mercado. “Tínhamos essa preocupação para nos diferenciarmos no mercado e para darmos mais segurança ao cliente. Ajudamos outras empresas neste processo também, o que auxiliou a Total Cap a ganhar notoriedade no mercado. Também tivemos muito apoio do nosso principal fornecedor, a Tipler”, conta David Edson dos Santos, assessor administrativo da Total Cap.

Para Sidnei da Silva, a certificação do Inmetro gerou um saldo bastante positivo para a empresa, apesar do trabalho árduo e dos custos elevados. De acordo com ele, uma das fases mais difíceis foi a implantação de métodos dentro da empresa para atender às exigências do Inmetro. “Tivemos um susto quando veio a implementação, de como colocaríamos isso na prática. Mas fizemos todas as adequações necessárias e padronizamos os processos, o que dá qualidade para a empresa. Valeu a pena”, destaca.

A certificação do Inmetro gerou benefícios, como um melhor conhecimento do processo de produção da própria empresa, além da qualidade repassada aos clientes. “A própria marca do Inmetro traz segurança para o consumidor e ter isto no nosso pneu é importante”, lembra Santos.

Resíduos com destinação correta

Outro destaque da Total Cap é a destinação correta de todos os resíduos gerados dentro da empresa, incluindo os pneus inservíveis. Dentro do processo implantado na empresa, todos os pneus passam por um exame inicial, quando é verificado se eles possuem condições para o recape. Caso não possam ser reformados, os pneus são encaminhados para a destinação final correta. Para isso, a Total Cap contratou uma empresa especializada, que reutiliza a borracha dos pneus para outros fins ou promove a incineração. “A responsabilidade para destinação é do reformador, conforme legislação ambiental”, ressalta Santos. A empresa possui um profissional responsável por acompanhar a destinação correta dos pneus.

A Total Cap também realiza a destinação correta das raspas dos pneus, resíduo obtido dentro do processo de reforma. Este subproduto é encaminhado para outra empresa, que as utiliza na fabricação de grama sintética, tapetes de carros e solados de borracha, entre outras aplicações. “Os resíduos contaminados são destinados para uma terceira empresa. Tudo o que sai daqui tem a destinação correta”, salienta Santos.

SINDBORPR realiza duas assembleias no dia 30 de abrilSaúde, qualidade de vida e educação para promover o desenvolvimento industrial