SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Presidente da ABR faz avaliação sobre desempenho do setor em 2013

Roberto de Oliveira esteve no Jantar de Confraternização do SINDBORPR, em dezembro, e comentou sobre os resultados do ano passado para o segmento de reforma de pneus

clique para ampliar>clique para ampliarPresidente da ABR, Roberto de Oliveira (Foto: Divulgação)

O presidente da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), Roberto de Oliveira, avaliou o ano de 2013 como positivo. Ele, que esteve presente no Jantar de Confraternização do SINDBORPR, realizado em dezembro em Curitiba, informou que a compilação dos dados sobre resultados do setor no ano passado ainda será finalizada. As informações devem ser divulgadas em fevereiro de 2014.

De acordo com ele, a avaliação prévia sobre o setor indica crescimento no ano passado entre as empresas de reforma de pneus. “Houve um crescimento de 3% a 5%. Os dados serão finalizados em fevereiro”, salienta.

Ainda como destaque de 2013, Oliveira indica os avanços ecológicos obtidos no setor. Segundo o presidente da ABR, o Brasil é o primeiro país a conseguir o Selo Verde no segmento de reforma de pneus. “O Brasil ganhou destaque por este feito. Houve uma repercussão internacional e isso abriu as portas do governo federal para, nos próximos anos, as empresas serem reconhecidas como empresas verdes”, afirma.

clique para ampliar>clique para ampliarOliveira durante o Jantar de Confraternização do SINDBORPR (Foto: Divulgação)

Sobre projetos e incentivos para 2014, Oliveira contou que o objetivo da ABR é a redução de impostos. Os avanços ambientais podem servir de argumento para mudanças na tributação. Com o Selo Verde, a empresa de reforma de pneus reconhecidamente diminui a emissão de CO2 em relação à fabricação de um pneu novo. “Tudo vai de encontro com projeto para redução de impostos, tanto estaduais quanto federais”, enfatiza.

Um dos fatores essenciais para a conquista de avanços no setor é a união de esforços entre os empresários e lideranças do segmento. “O reformador, de princípio, não é associativo. Mas está aprendendo a ser em função das realizações que o setor está conseguindo”, opina Oliveira, ressaltando que o Paraná sempre foi parceiro da ABR.

Jantar de Confraternização do SINDBORPR reúne mais de 180 pessoas em CuritibaPCR investe em expansão para atender demandas dos clientes