SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Grupo japonês Sumitomo investe R$ 750 milhões em fábrica da Dunlop Pneus

Unidade está locaizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e terá capacidade para produzir até 15 mil pneus por dia

clique para ampliar>clique para ampliarFábrica da Sumitomo tem capacidade instalada para produção de 15 mil pneus por dia (Foto: AEN)

A Sumitomo Rubber Industries, com sede do Japão, inaugurou em outubro a sua primeira fábrica instalada no continente americano. A unidade, implantada em Fazenda Rio Grande, recebeu investimentos de R$ 750 milhões e será dedicada à produção dos pneus da marca Dunlop. Até o final de 2013, devem ser produzidos diariamente dois mil pneus para carros de passeio, SUVs e vans. No entanto, a capacidade instalada é para a produção de 15 mil pneus por dia, patamar que deve ser alcançado no final de 2015.

A cerimônia de inauguração foi realizada na sede da empresa. Estiveram presentes o governador do Paraná, Beto Richa; o presidente da Sumitomo Rubber Industries, Ikuji Ikeda; o presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Ippei Oda; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniack; e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Integrantes da diretoria do SINDBORPR também prestigiaram o evento.

Oda afirmou, durante a inauguração, que a fábrica em Fazenda Rio Grande produzirá pneus usando a tecnologia mais moderna disponível atualmente no mercado. “Deixamos de ser apenas vendedores para passar a produtores de pneus no Brasil”, comentou. O presidente da Sumitomo Rubber do Brasil agradeceu às autoridades brasileiras e japonesas pela articulação de esforços para a implantação da nova unidade.

clique para ampliar>clique para ampliarInvestimentos da Sumitomo alcançam R$ 750 milhões (Foto: Fiep)

Ikeda ressaltou que a fábrica paranaense tem uma grande importância para o mercado global, assim como para atender as demandas regionais internas. A unidade de Fazenda Rio Grande é a nona de todo o grupo. A localização e o momento econômico do Brasil, além do desenvolvimento da indústria automobilística nacional, foram fatores determinantes para a Sumitomo fazer este investimento. De acordo com ele, é necessário olhar para novos mercados. “Precisávamos estar em mercados em desenvolvimento econômico. O Brasil tem a quarta indústria automobilística do mundo. Por isto, consideramos o Brasil o país ideal para a implantação da nova unidade. O Brasil tem um papel importante na economia mundial. Esta unidade será a ligação entre Brasil e Japão, para que os dois países se desenvolvam cada vez mais”, declarou o presidente da Sumitomo Rubber Industries.

Em uma primeira fase, a empresa vai fabricar apenas pneus destinados para o abastecimento do mercado, a partir de uma rede de distribuidores já instalada no País, com lojas próprias e centros conveniados, com cobertura nacional. A empresa pretende ampliar sua participação no mercado brasileiro de pneus de passeio e veículos de carga, com a intenção de se tornar uma referência no setor. Entre os planos da Sumitomo Rubber do Brasil, para os próximos anos, estão a produção de pneus para veículos de carga, exportação para países da América Latina, importação de pneus para motos de alta cilindrada e o início do fornecimento para o mercado de equipamento original.

Jantar de Confraternização do SINDBORPR será no dia 18 de dezembroLiderança foi o tema da Jornada de Especialização dos Sindicatos