SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

ABR aguarda decisão judicial sobre reforma de pneus de motos

Entidade já entregou os laudos técnicos, que apresentaram bons resultados

A Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) está aguardando o desfecho da ação que tramita na 14ª Vara Federal do Distrito Federal para analisar a segurança dos pneus reformados de motos. Todos os testes solicitados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foram realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT), que já entregou os resultados à Justiça. “Tudo foi realizado dentro das normas e em laboratórios acreditados pelo Inmetro”, ressalta Carlos Thomaz, assessor técnico da ABR. O laudo seguiu as normas técnicas de qualidade da Portaria Inmetro 083-2008, aplicadas para as avaliações em pneus novos.

De acordo com Thomaz, todas as amostras foram aprovadas e os testes mostraram que os pneus reformados possuem ótimas qualidades, similares aos pneus novos. Ele explica que o juiz responsável pela 14ª Vara Federal também solicitou análises para a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e para a própria União. Somente depois de todos os testes, promovidos pelos três envolvidos, o juiz poderá dar a sentença. “Acredito que isso deve acontecer em dois ou três meses. Como tivemos resultados positivos nos testes, também esperamos um desfecho positivo”, salienta Thomaz.

O assessor técnico da ABR lembra que a reforma de pneus de motos significa um potencial de três milhões de pneus por ano, equivalente a 30% do mercado total de pneus no Brasil. Isso pode representar a entrada de 120 empresas no segmento de reforma de pneus.

Grupo Colombo celebra 20 anos de fundaçãoMatrículas para o Colégio Sesi serão abertas em novembro