SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Grupo Colombo celebra 20 anos de fundação

Nove empresas compõem o grupo, reconhecido pela contribuição ao setor de recapagens

clique para ampliar>clique para ampliarOs irmãos Claudio, Luiz e Rodrigo Colombo (Foto: Divulgação)

O Grupo Colombo celebrou recentemente 20 anos de atuação no mercado de recapagens e serviços. A trajetória de sucesso do negócio alcançou o patamar de um grupo com nove empresas, sendo a sede da Colombo Pneus em Curitiba, uma filial em Ponta Grossa e uma unidade em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Ainda há quatro empresas no interior de São Paulo denominadas Do Vale Pneus (Miracatu, Itararé, Santa Cruz do Rio Pardo e Presidente Prudente). O Grupo Colombo também possui a Galvão Pneus, que vende pneus novos em Curitiba, e a Anabelly Transportes, que atua no transporte interestadual de cargas com uma frota de bitrens e rodotrens.

Tudo começou com a decisão dos irmãos Luiz Colombo Junior, Cláudio H. Colombo, Rodrigo A. Colombo e Julio C. Colombo de investirem nesse mercado em Curitiba, com a Colombo Pneus, que depois se transformaria no Grupo Colombo. A comemoração dos 20 anos ocorreu em agosto na unidade de Itararé (São Paulo), onde foram reunidos amigos, parceiros e clientes para celebrar a ocasião.

Para Cláudio Colombo, o início do negócio foi difícil, pois eles tinham muita vontade de trabalhar e bastante experiência, mas pouco dinheiro. No entanto, em apenas três anos os irmãos conseguiram abrir a primeira filial, em Miracatu. "A trajetória teve muito mais alegrias do que tristezas. Houve dificuldades, mas sempre tivemos muita disposição", avalia.

A expansão do grupo aconteceu por meio de oportunidades de negócios identificadas pela própria empresa e também pelas parcerias com fornecedores, como o caso da Marangoni e a filial de Presidente Prudente. "A primeira filial, em Miracatu, tinha um enorme potencial, porque não existiam reformadoras na região", relembra Cláudio. A segunda unidade foi instalada em Itararé, próximo da divisa de São Paulo e Paraná. "Esta filial estava no nosso plano desde o início", salienta.

A unidade de Dourados surgiu por uma oportunidade junto a fornecedores. A de Santa Cruz do Rio Pardo integrou o grupo depois da identificação do potencial em conversas com profissionais do ramo. Em seguida, foi criada a filial em Ponta Grossa, também em virtude do potencial da região, e depois veio a unidade Presidente Prudente. No último caso, ela já existia e o Grupo Colombo assumiu o controle das atividades. "Expandimos para o Estado de São Paulo por ser o maior mercado consumidor do Brasil. Foram surgindo oportunidades e vimos a possibilidade de expandir. Hoje, das sete empresas, quatro estão em São Paulo", comenta Cláudio.

O Grupo Colombo ainda está em fase de adaptação com a integração da última empresa e, por isso, neste momento não cogita mais expansões. Mas o grupo vê mudanças no ramo em curto e médio prazos a partir das regulamentações e normatizações junto ao Inmetro. "O ramo está se transformando e estamos com boas expectativas porque o segmento não era tão profissional e isso nos incomodava muito. O que vai acontecer será o expurgo da concorrência desleal e a profissionalização será elevada", avalia Cláudio.

Como participar da Fenatran 2013ABR aguarda decisão judicial sobre reforma de pneus de motos