SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Organização nas oficinas faz a diferença

Aplicar algumas melhorias no ambiente de trabalho ajuda no crescimento das empresas

Um bom atendimento ao cliente é essencial, e as oficinas que realizam um bom trabalho estão em vantagem. Medidas simples como arrumar e organizar as ferramentas de trabalho em local apropriado, uma boa relação com fornecedores e a responsabilidade são exemplos de melhorias que ao serem adotadas melhoram a produtividade da empresa, e consequentemente, agradam os clientes.

Confira algumas dicas valiosas de como arrumar a oficina e descubra os benefícios que isso pode trazer para o ambiente de trabalho:

- Bom atendimento é fundamental

O atendimento ao cliente é a porta de entrada ou o cartão de visita de qualquer estabelecimento. Algumas regras básicas no momento do recebimento do veículo são importantes, como possuir um cadastro da entrada do veículo até sua entrega. Outro ponto fundamental é em relação aos prazos. É importante que o profissional cumpra a data estabelecida. Entregar o veículo em bom estado é obrigação do profissional, pois uma boa impressão torna mais fácil a fidelização do cliente.

- Instalações

Um ambiente limpo e organizado, além de melhorar a qualidade do serviço, também beneficia a imagem da empresa. Todo cliente quer ver seu veículo sendo bem cuidado num local adequado. Outro ponto que deve ser levado em conta é em relação à separação de resíduos na oficina. Implantar a separação e promover o descarte correto de peças e de outros materiais considerados lixo é essencial. Os equipamentos do centro automotivo também precisam receber manutenção preventiva.

- Responsabilidade

A responsabilidade social e ambiental é essencial e não pode faltar no trabalho dos profissionais do setor. Devido às novas leis cada vez mais rígidas, os cuidados com o meio ambiente devem se tornar uma prática constante dentro da oficina. Ter uma coleta seletiva de lixo, armazenar corretamente e reciclar óleos lubrificantes, são exemplos de cuidados que os mecânicos devem ter. E lembre-se: o descarte de óleos e resíduos deve ter a destinação certa feita por empresas credenciadas.

- Investir em treinamento

O treinamento dos funcionários é tão importante quanto a aquisição de bons equipamentos. É importante manter a equipe treinada e atualizada disponibilizando conhecimento técnico e incentivando a busca de informação nos meios de comunicação e nas escolas especializadas.

- Pesquisa com clientes

A pesquisa de satisfação é uma boa opção para saber se o cliente está satisfeito com os serviços prestados pela oficina. Por mais que seja um desagrado, todas as empresas estão sujeitas a receber críticas, e a pesquisa serve para medir o padrão de qualidade do serviço prestado, bem como sentir de que forma os clientes avaliam os processos e serviços.

*Fonte: O Mecânico

Pneu sem ar será lançado em 2014Sindbor convida os associados para a Autopromotec 2013