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Desde o dia 20 de novembro, todas as reformadoras de pneus do Brasil são obrigadas a possuir o registro no Inmetro
(Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) atendendo à Portaria Inmetro
nº 444, que estabelece a RAC (Regulamentação de Avaliação da Conformidade) para pneus de
carga (caminhões e ônibus) e passeio (automóvel). Mas segundo a Associação Brasileira do
Segmento de Reforma de Pneus (ABR) somente 25% delas estão cadastradas.
Isso significa que, embora seja
uma obrigatoriedade para exercer a atividade prevista em lei, das 1,3 mil reformadoras de pneus do Brasil, somente cerca de
300 estão registradas para prestar o serviço aos consumidores. Para a ABR, a certificação que
já existe há 10 anos fora do Brasil, é uma conquista para o setor de reforma de pneus no País
e será uma oportunidade para regulamentar o segmento.
Além das adequações técnicas, o processo exige uma bateria de testes que comprovem a segurança dos pneus. Para isso, os pneus são enviados para um laboratório acreditado pelo Inmetro. São feitos os ensaios de avaliação de conformidade do produto. Em um dos testes, por exemplo, os pneus de carga rodam 72 horas em velocidade máxima para comprovar segurança, qualidade e detectar possíveis falhas.
Sem o registro as reformadoras de pneus não poderão exercer a atividade e estarão sujeitas a advertências e multas. Em casos gravíssimos, a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão.