SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Somente 25% das reformadoras se cadastraram no Inmetro

Nos casos mais graves a nova legislação prevê multas de R$ 400 a R$ 1,5 milhão às empresas não conformes

Desde o dia 20 de novembro, todas as reformadoras de pneus do Brasil são obrigadas a possuir o registro no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) atendendo à Portaria Inmetro nº 444, que estabelece a RAC (Regulamentação de Avaliação da Conformidade) para pneus de carga (caminhões e ônibus) e passeio (automóvel). Mas segundo a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) somente 25% delas estão cadastradas. 

Isso significa que, embora seja uma obrigatoriedade para exercer a atividade prevista em lei, das 1,3 mil reformadoras de pneus do Brasil, somente cerca de 300 estão registradas para prestar o serviço aos consumidores. Para a ABR, a certificação que já existe há 10 anos fora do Brasil, é uma conquista para o setor de reforma de pneus no País e será uma oportunidade para regulamentar o segmento.

Além das adequações técnicas, o processo exige uma bateria de testes que comprovem a segurança dos pneus. Para isso, os pneus são enviados para um laboratório acreditado pelo Inmetro. São feitos os ensaios de avaliação de conformidade do produto. Em um dos testes, por exemplo, os pneus de carga rodam 72 horas em velocidade máxima para comprovar segurança, qualidade e detectar possíveis falhas.

Sem o registro as reformadoras de pneus não poderão exercer a atividade e estarão sujeitas a advertências e multas. Em casos gravíssimos, a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Comissão rejeita projeto que viabiliza importação de pneus velhosSindbor festeja ações de 2012