SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Pirelli cria pneus inteligentes

14 de novembro de 2012

A Pirelli lançou a Cyber Fleet, uma série de pneus desenhados para as frotas de camiões que permitem, através de sensores eletrónicos, manter o condutor e o gestor da frota informados ao minuto sobre a condição dos pneus e a localização geográfica.

Isto graças a um sensor inserido no pneu, que regista as forças físicas e transmite estas informações a uma unidade de controlo dentro do carro. Os dados podem então ser analisados e usados.

Ter sempre uma pressão correta nos pneus ajuda a ter uma direção precisa e uma travagem eficaz, ao mesmo tempo que baixa os custos, ao reduzir o consumo de combustível e aumentar o tempo de vida dos pneus.

“O Cyber Tyre pode ser descrito como uma evolução da espécie. Até hoje, o pneu tem sido o músculo do carro. Com o Cyber Tyre, o pneu passa a ter também a possibilidade de analisar e comunicar”, explica Marco Sabatini, chefe do projeto.

O sistema transmite os dados do sensor ao motorista e ao gestor da frota, ao mesmo tempo. A frota pode assim fazer o diagnóstico e começar a reparação, o que garante a segurança máxima para cada pesado.

A interpretação dos dados está também nas mãos do gestor da frota, que pode assim garantir a segurança de todos os veículos a partir de uma posição remota.

“Este é apenas o início. O Cyber Tyre vai tornar-se numa aplicação para os carros normais. Estamos a trabalhar em carros que vão ser lançados em 2016 e 2017”, conta Maurizio Boiocchi, diretor técnico da Pirelli.

A marca está a testar a primeira geração do Cyber Tyre em frotas de camiões no Brasil.

Continental premia projeto de reciclagem de pneusComissão rejeita projeto que viabiliza importação de pneus velhos